Pular para o conteúdo
ALEXANDRE-CABECA-COLUNA

Menos álcool

17/01/2025
menos álcool

Dizem que foi na Inglaterra que inventaram um tal “janeiro sem álcool”, que era uma forma das pessoas fazerem um detox, deixar o fígado respirar, e economizar uma grana. Passar os 30 primeiros dias do ano sem beber nada é uma coisa bacana, mas os ingleses que me perdoem, fazer isso em pleno verão brasileiro? Nem uma caipirinha na praia? Nem uma batidinha? Nada de cervejinha? Zero de vinho?

A gente parece estar vivendo o fim dos tempos. Eu sou de uma geração onde o consumo de álcool era mais intenso, principalmente entre jornalistas e a turma da boemia. Lembro de dividir a mesa do Bar Mobi Dick, perto do Teatro Guaíra, com meu amigo e professor universitário Haroldo Capote, para tomar Cerveja Original (que na época era produzida uma vez por mês na fábrica de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná). Quem frequentava o mesmo bar era Paulo Leminski, um famoso apreciador de vodka, como bom polaco que era.

uvas vinhos alexandre teixeira

Uma opção muito bacana para quem não quer ingerir álcool é uma bebida à base de gengibre, maça, maracujá, que é produzida no estado de São Paulo e pode ser comprada pela internet. Conheci a Kiro em 2023 e desde então sempre tenho na minha geladeira uma garrafa ou latinha. É bem gostosa, apimentada, tropical, ácida, doce, amarga, é uma mistura de sabores típicos do Brasil. Com bastante gelo fica ótima. Na época do Carnaval eles costumam fazer uma edição especial e colocar Gin em alguns dos produtos, também fica bom. Mas, para melhorar, você poder dar uma batizada maior no Gin para ganhar “potência”.

A Kiro tem quatro sabores: Gengibbre, Cupuaçu e Cumaru, Maracujá e Cúrcuma, e Maça e Pimenta. A Kiro é uma derivação brasileira do Switchel, uma bebida do Século 18/19, que era uma fermentação de gengibre, vinagre de maçã e melaço. A gente precisa estar aberto à novas experiências e eu acredito que a Kiro é uma destas oportunidades que você não pode deixar passar. Experimentem e depois me contem o que vocês acharam.

kiro vinhos alexandre teixeira

A outra dica da semana é um vinho branco que tomei no último final de semana. Sim, vinho branco, por que estava calor e era hora do almoço. Essa semana fez um friozinho em Curitiba, principalmente à noite, tomamos um tinto português, que será a dica da próxima semana.

Voltemos ao branco. Experimentei e recomendo o argentino Pacheco Pereda Familia de Vinos Chardonnay. Apesar de ser uma monocasta, este vinho é quase um blend para sua forma de fabricação. 6% da produção fica apenas 2 meses em barricas de carvalho francês, o restante vai amadurecer em cubas de inox, depois misturam tudo e engarrafam. O resultado final é muito bom. Na taça ele tem um cor amarelo puxando para o dourado, com aromas de frutas tropicais, mais para o abacaxi, tem um ótimo teor alcoólico, bastante mineral e permanece na boca por um bom tempo. Uma grande compra.

Dicas da semana

1 – vinho branco Pacheco Pereda Família de Vinõs. Safra 2020. 100% Chardonnay. 13,5% de teor alcoólico. No site da Wibrands por R$ 118,00.

 

pacheco pereda vinhos alexandre teixeira

 

2 – bebida não alcoólica KIRO. Caixa mista com 12 latinhas de 310 ml e 4 diferentes sabores no site da empresa sai por $ 140,80 mais o frete.

kiro 2 vinhos alexandre teixeira

 

Leia outras colunas do Alexandre Teixeira aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *