Pular para o conteúdo
NEGÓCIOS

Como as empresas podem fortalecer o ESG dentro das corporações

21/01/2025

O compromisso com práticas de ESG (ambiental, social e governança) deixou de ser uma opção e tornou-se uma estratégia essencial para as empresas que desejam permanecer competitivas no mercado. Consumidores, investidores e colaboradores estão cada vez mais exigentes quanto à postura das organizações em relação à sustentabilidade, à responsabilidade social e à transparência. Empresas que não incorporam esses valores em sua cultura organizacional estão sujeitas a perder relevância e espaço no mercado.

Para a diretora de relacionamento da DBM Contact Center, Melina Lass, o ESG é mais do que uma obrigação, é um compromisso com o futuro. “ ESG não pode ser apenas uma estratégia de marketing, ele deve estar enraizado na cultura da empresa. Empresas que não se adaptarem a essa agenda estarão inevitavelmente perdendo relevância e mercado. Adotar práticas sustentáveis, inclusivas e éticas deve ser uma prioridade e estar alinhado aos objetivos estratégicos das corporações”, afirma.

A experiência da DBM Contact Center

Um exemplo de como implementar iniciativas relevantes de ESG vem da DBM Contact Center, que, ao longo de 2024, realizou avanços significativos alinhados às melhores práticas do mercado. Melina explica que entre os principais destaques estão os avanços em gestão de energia sustentável, inclusão, diversidade e responsabilidade ambiental. “A empresa iniciou um processo de transição para que toda a energia consumida em suas instalações seja proveniente de fontes renováveis até o primeiro trimestre de 2025. Além disso, adotou iluminação com lâmpadas econômicas, reduzindo o impacto ambiental”, afirma a diretora.

Outro ponto de destaque é a inclusão e diversidade, com o fortalecimento do comitê interno e a implementação de ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiências ocultas, bem como projetos de combate à discriminação e ao racismo. “A responsabilidade ambiental também foi ampliada com a preservação de 1.200 m² de área verde na sede da DBM e a adoção de soluções arquitetônicas para otimizar o uso de recursos hídricos e energéticos também foram priorizados. Além disso, a DBM concentra suas iniciativas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mais relevantes, como igualdade de gênero (ODS 5), acesso à água limpa (ODS 6), energia limpa e acessível (ODS 7), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), e consumo e produção responsáveis (ODS 12)”, comenta Melina.

Pequenas atitudes que fazem a diferença

Embora iniciativas como as da DBM Contact Center demandem planejamento, Melina explica que qualquer empresa pode começar a incorporar ESG de forma prática e gradual. Algumas dicas são:
1 – Promova a diversidade: Estabeleça políticas claras de inclusão e crie canais para denúncias de discriminação.
2 – Reduza o desperdício: Adote práticas simples como a reciclagem de resíduos e a conscientização sobre o consumo de energia e água.
3 – Engaje seus colaboradores: Crie comitês internos para discutir e implementar ações sociais, ambientais e de governança.
4 – Avalie fornecedores: Priorize parceiros que compartilhem dos mesmos valores e tenham práticas sustentáveis.
5 – Monitore resultados: Implante métricas e indicadores para medir o impacto das iniciativas de ESG.

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *