No início do ano as imobiliárias veem os pedidos por imóveis para locação aumentarem. Seja para famílias inteiras ou para os estudantes que mudam de cidade para cursar universidades, a procura por imóveis que atendam às necessidades com preço justo deixa os proprietários, imobiliárias e locatários com alerta ligado.
Essa demanda também cria oportunidade para os golpistas. São inúmeras as formas que os estelionatários utilizam para atrair as vítimas. Os criminosos podem simular que há mais pessoas interessadas no imóvel e criar a falsa sensação de escassez, que é uma estratégia para que o interessado envie parte do valor pedido pela locação com antecedência, sem fazer questionamentos.
Na hora de escolher o novo imóvel, os futuros moradores precisam analisar alguns fatores determinantes antes de fechar o negócio, incluindo localização e, principalmente, valor. Pessoas são atraídas por anúncios com preços atrativos em marketplaces, mas muitos acabam caindo em golpes.
“Os criminosos utilizam fotos de sites de imobiliárias e os anunciam como se fossem deles. O imóvel custa, por exemplo, R$3 mil por mês, e é anunciado por R$1.500,00. A negociação geralmente é feita por mensagens, não tem um site oficial, não tem perfil nas redes sociais, os mesmos alegam ser proprietários, o que dificulta a confirmação. O ideal é que as pessoas busquem imóveis em sites de imobiliárias de confiança”, alerta Tatiana Gielow, CEO da Agência Basetag e especialista em marketing imobiliário digital.
Dicas importantes
A especialista afirma que cuidados simples podem evitar prejuízos para as famílias. Confira:
– Quando o anúncio estiver em redes sociais ou demais marketplaces, vale verificar o nome da imobiliária e confirmar nos canais oficiais da empresa;
– Pesquisar pelo nome da imobiliária ou CRECI para confirmar a existência e credibilidade da mesma;
– Desconfie de anúncios em que o imóvel é muito bom e o preço é muito baixo. Quando a esmola é demais, o santo desconfia. Fique atento!
– Pode acontecer de um proprietário anunciar o imóvel sem o auxílio de uma imobiliária, o que não é indicado. Nesse caso, redobre os cuidados e não faça nenhum pagamento sem contrato, sem ver o imóvel pessoalmente e sem garantias reais de que não haverá problemas futuros.
Cuidados também para os proprietários
O alerta ajuda também os proprietários, que podem sofrer prejuízos. “Para que não seja alvo de golpes, é importante que os imóveis fiquem nas mãos de empresas especializadas, ou seja, uma imobiliária, que dará segurança na administração do bem, incluindo a idoneidade dos visitantes interessados no imóvel. Algumas casas e apartamentos possuem alguns eletrodomésticos ou móveis que podem ser danificados ou até furtados. A imobiliária anuncia em canais oficiais e auxilia o proprietário a chegar no perfil ideal de inquilino”, garante Tatiana.
Uma última dica para proprietário de imóvel: ”Quando escolher uma imobiliária para administrar ou anunciar o imóvel, seja locação ou venda, escolha uma da sua confiança. Não coloque o seu imóvel em duas, três ou dez imobiliárias, achando que isso vai dar velocidade na sua negociação. Não vai. Quando você coloca a responsabilidade para uma imobiliária da sua confiança fazer o trabalho, ela vai ser responsável por aquele trabalho. Quando você coloca em várias imobiliárias, ou seja, não dá exclusividade de negócio para nenhuma delas, você acha que tem 10 imobiliárias trabalhando para você e, na verdade, você não tem nenhuma!”, finaliza a especialista.
Leia outras notícias no HojePR.