Meus amigos, como vocês estão? Espero encontrá-los todos muito bem. Hoje quero discutir com vocês sobre um tema que talvez seja um dos assuntos mais importantes para o momento… É possível associar mente saudável e o uso da IA?
Não é novidade o quanto somos cobrados todos os dias, como a pressão cresce significativamente no meio empresarial, o quanto nos deparamos com prazos cada vez mais apertados e principalmente, a dependência constante pela busca da excelência e inovação. Agora também não é novo o quanto as pessoas estão cada vez mais propensas ao estresse, ansiedade e até burnout (índices absurdos e assustadores) e muitas vezes decorrentes inclusive das exigências que o meio tecnológico exige.
Agora pensa comigo… E se ao em vez de ser uma barreira, a tecnologia pudesse ser uma aliada no cuidado com a saúde mental dos colaboradores? O uso da inteligência artificial (IA) na saúde mental vem se destacando como uma alternativa relevante e não podemos deixar de conversar sobre este tema.
Você já sabe que a partir de maio desse ano, as empresas deverão apresentar laudos psicossociais, conforme atualização da NR01, que passou a incluir a saúde mental como análise de risco para as empresas.
Mas seria possível utilizar-se da IA para fomentar a Saúde Mental nas empresas?
Na esfera corporativa, a IA pode e tem sido utilizada para monitorar o estado emocional dos colaboradores por meio de análise de dados e feedbacks contínuos. Plataformas de bem-estar, com base em algoritmos avançados, podem mapear os níveis de estresse, ajudar a identificar padrões de comportamento e até sugerir atividades que melhoram a saúde mental dos profissionais. Obviamente que essas ferramentas não substituem o cuidado humano, com a atenção ao ambiente e as percepções, mas funcionam como um complemento para o acompanhamento, oferecendo um suporte, quando necessário.
Vale ressaltar que a IA não se limita apenas a identificar problemas, muito além disso, sua vantagem principal esta também em recomendar soluções personalizadas para cada colaborador. Imagine só, você pode ter à sua disposição um assistente virtual que sugere pausas regulares para meditação, exercícios de respiração, intervenções psicológicas e até programas de capacitação específicos para o perfil de cada setor ou pessoa.
Como especialista no assunto de saúde mental e o uso de ferramentas de IA, o Grupo Sagacy Soluções Empresariais, empresa o qual atuo como CEO, tem exercido um papel fundamental na promoção do bem estar do ambiente de trabalho junto às empresas. Ao analisarmos o comportamento organizacional e os desafios emocionais que surgem dentro de uma empresa, conseguimos, não apenas indicar as melhores soluções, mas também apoiar no uso adequado da IA, visando sempre melhorar o clima organizacional. Isso é possível e o impacto já aparece no curto prazo, em alguns casos de forma imediata.
Essa parceria entre tecnologia e cuidado humano tem o potencial de transformar ambientes corporativos em locais mais saudáveis, colaborativos e produtivos. Não ter acesso aos benefícios gerados pela IA e desprezar a importância da saudabilidade mental e emocional do capital humano, tem colocado as organizações em posição desprivilegiada e distante do modelo que tenha mais assertividade com as diferentes gerações.
Vamos lembrar que vivemos em um mundo em constante transformação digital e, adaptar-se às novas tecnologias, não é mais uma opção, mas uma necessidade.
Como também, cuidar das emoções dos colaboradores é fundamental e requisito legal a ser acatado. Por isso, se você ainda não pensou sobre como a IA pode beneficiar o seu time, e como um time mais saudável pode produzir muito mais, esse com certeza é o momento ideal para buscar algumas mudanças.
O ano de 2025 está apenas no seu primeiro mês, momento oportuno para colocar em prática aquilo que possa somatizar nos resultados e na reputação de qualquer empresa. Mas claro, antes de implementar as tecnologias inovadoras, lembre-se que é de suma importância criar um ambiente onde as pessoas se sintam acolhidas e que o uso da tecnologia seja o impulsionador do seu bem estar.
Se por muito tempo o foco era entender a simbiose corpo e mente, hoje nos deparamos com a importância de fomentar saúde mental e o uso da IA. Mas calma, que sobre isso voltaremos a falar mais a diante.
Estamos apenas começando, e o futuro promete muito mais. Até breve!
Leia outras colunas do Luiz da Silva aqui.