Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas realizou, neste sábado (1), a desobstrução emergencial do canal extravasor do córrego Acrópole, localizado no Conjunto Residencial Mercúrio, no Cajuru.
A ação foi necessária, após o registro de ponto de alagamento na região nesta manhã. De acordo com dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), neste mês de janeiro de 2025, choveu em Curitiba acima da média histórica para o período: 302,4 mm– o equivalente a 115,8 mm a mais do que o esperado para o primeiro mês do ano. A média histórica de janeiro é 186,6 mm.
Nesta segunda-feira (3), as equipes continuarão os trabalhos de limpeza das galerias, e também realizarão o serviço de desassoreamento, para solucionar o problema no local.
A moradora Sandra Moraes, agente administrativa, acompanhou de perto o trabalho da Prefeitura nesta manhã.
“Temos uma equipe aqui fazendo a limpeza com a máquina, trabalhando para limpar o local debaixo de chuva. Nesse quesito só tenho que agradecer. Eles estão disponíveis para trabalhar para a população, eu me senti honrada de ter sido atendida, o município está cumprindo seu papel”, enfatizou a moradora.
O presidente da Associação de Moradores do Conjunto Residencial Mercúrio, Odenir Cândido, destacou que foi atendido de forma rápida pelos funcionários da Prefeitura, que estiveram no local para realizar os serviços de desobstrução das bocas de lobo e das caixas de captação.
“Eu achei o atendimento ótimo. O seu José e a sua equipe de obras, os engenheiros da Prefeitura, os funcionários da Regional Cajuru, os técnicos, toda a equipe da Prefeitura estava aqui desde cedo, com máquinas para atender os moradores. Quero agradecer a prontidão com que fui atendido”, ressaltou Cândido.
Leia outras notícias no HojePR.