As viagens de incentivo têm se destacado como uma forma eficaz de reconhecimento corporativo, proporcionando experiências memoráveis que fortalecem a conexão entre colaboradores e empresas. Enquanto recompensas financeiras ou treinamentos podem ter efeitos temporários, uma viagem bem planejada cria lembranças duradouras e um vínculo genuíno com a organização.
De acordo com a Incentive Research Foundation, empresas que oferecem experiências como prêmio podem ter receitas triplicadas em relação às que optam por bonificações em dinheiro. Além disso, um estudo da consultoria de bem-estar americana Beyond Your Exit revela que 80% do valor de uma empresa vem de seus ativos intangíveis. Isso reforça a importância de investir em experiências que promovam o engajamento e a satisfação dos colaboradores.
“Empresas bem-sucedidas compreendem que a combinação de recompensas tangíveis e intangíveis é fundamental. Viagens como prêmio criam laços duradouros entre empresa e colaborador, impulsionando engajamento e produtividade, enquanto bonificações financeiras geram impacto temporário”, afirma a idealizadora da Invento Incentivo, uma das principais agências de viagem boutique, com foco em viagens de incentivo no Brasil, Cintia Michele da Silva. Somente em 2024, a empresa cresceu 11%.
Um estudo anual de benchmark de engajamento de funcionários do Temkin Group revelou que funcionários altamente engajados são cinco vezes mais propensos a recomendar os produtos e serviços da empresa; cinco vezes mais propensos a sugerir melhorias na empresa; quatro vezes mais propensos a realizar ações positivas inesperadas para a empresa; e três vezes mais propensos a trabalhar além do horário quando necessário. “Investir em viagens de incentivo é uma estratégia eficaz para empresas que desejam valorizar seus colaboradores e fortalecer sua cultura organizacional. Ao oferecer experiências inesquecíveis, as organizações promovem o engajamento e a lealdade de suas equipes, resultando em benefícios mútuos e duradouros”, conta Cintia.
A Pesquisa Anual de Viagens de Incentivo (PAVI) da ALAGEV destaca tendências relevantes no setor. No Brasil, a Bahia lidera como destino preferido para viagens de incentivo, seguida por Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas. Internacionalmente, Estados Unidos e Itália são os favoritos, com destinos próximos como Argentina e Chile ganhando popularidade. Resorts all-inclusive e destinos próximos ao local de origem dos participantes também aumentaram em popularidade.
“As viagens de incentivo proporcionam experiências únicas que permanecem na memória dos colaboradores por muito tempo, criando uma conexão verdadeira e duradoura com a empresa. Além disso, a lealdade à empresa cresce significativamente, evidenciando o impacto positivo dessas experiências no engajamento e na retenção de talentos.”
Com atuação nacional, a Invento Incentivo oferece soluções que vão de viagens de incentivo a programas personalizados de recompensas, ajustando-se à realidade e às necessidades de cada cliente
Leia outras notícias no HojePR.