Curitiba, a capital do estado do Paraná, está cada vez mais se consolidando como um dos destinos mais procurados para novos moradores, especialmente aqueles vindos do interior e de outros estados, aponta a pesquisa do The Latin Investor, site de investimentos da América Latina. O mercado imobiliário da cidade vive um momento positivo, com altas expressivas em vendas, lançamentos e valorização dos imóveis. O setor da construção civil em Curitiba não apenas se mantém robusto, mas também cresce de maneira consistente. Essa tendência deve continuar em 2025, com uma expectativa de manutenção do ritmo de vendas de imóveis novos.
O setor da construção civil em Curitiba apresentou um crescimento de 3,8% no primeiro semestre de 2024, segundo dados do SindusCon-PR. Esse crescimento foi impulsionado por investimentos significativos na região, que aumentaram 15% em relação ao mesmo período do ano anterior, direcionados principalmente para novos projetos imobiliários. Além disso, o setor gerou aproximadamente 12 mil novos empregos em Curitiba, contribuindo para a redução da taxa de desemprego e fortalecendo a economia local.
Anna Paula Araujo, diretora de incorporação da Construtora Equilíbrio, comenta que a construtora tem cinco empreendimentos sendo comercializados de forma simultânea em Curitiba, em diferentes bairros, e aproximadamente 15% dos clientes são de outras regiões. “Temos produtos que começam em aproximadamente 70m² e chegam em mais de 200m². Curitiba a cada ano que passa se reafirma como uma cidade que não apenas abriga empreendimentos de qualidade, mas também atrai um público diversificado e em busca de novas oportunidades. Viver com qualidade se tornou objeto de desejo, mesmo que isso exija que elas mudem de cidade”, explica.
Dados da Brain Inteligência Estratégica revelam um aumento de 35% no número de alvarás liberados em 2024, totalizando 9.265 permissões, o que equivale a 905 mil m² de área para construção. As vendas de imóveis novos registraram um crescimento significativo de 37% entre janeiro e setembro de 2024. “A construção civil na capital paranaense está, portanto, preparada para continuar sua trajetória, respondendo às demandas de um mercado em constante evolução e reafirmando a cidade como um local desejável para se viver”, afirma Anna.
A construtora, por exemplo, tem mais do que 50 anos de história, mas foi em 2024 que deu um salto de lançamentos. “Temos empreendimentos no Ecoville, Jardim Botânico, Alto da Glória, Juvevê, entre outros bairros que se destacam para moradia. Além disso, um novo empreendimento está programado para ser lançado até junho de 2025. Nossa missão é oferecer empreendimentos que atendam a todos aqueles que desejam morar em Curitiba, uma cidade que oferece qualidade de vida, infraestrutura e possibilidades para todas as idades”, finaliza a diretora.
Sobre a Construtora Equilíbrio