Pular para o conteúdo
SAÚDE

Dr. Scholl e a família Ribeiro: sete décadas cuidando da saúde dos pés curitibanos

31/03/2025
katia

Com mais de 75 anos de história, a Clínica de Podologia Dr. Scholl surgiu em Curitiba e se consolidou como referência no cuidado com os pés. Sua fundação está diretamente ligada a uma técnica desenvolvida pelo médico alemão Dr. William Mathias Scholl.

“Meu avô, Ciro Ribeiro, era farmacêutico e foi ele quem descobriu e acreditou na técnica de podologia. Meu pai, Elcio Ribeiro, foi ao Rio de Janeiro para aprendê-la e trouxe esse conhecimento para Curitiba, ensinando aos profissionais que vieram trabalhar conosco. Foi o início da podologia na cidade”, conta Kátia Ribeiro, herdeira e gestora atual da clínica.

Ciro e Élcio Ribeiro na entrada de uma das suas lojas

A evolução da podologia no Brasil passou por diferentes momentos e a Clínica Dr. Scholl acompanhou cada um deles. Desde a época em que o cuidado com os pés era pouco explorado, a clínica ajudou a popularizar essa área da saúde. “As pessoas ainda têm muita dificuldade em entender o que é a podologia. Nosso trabalho diário é divulgar essa técnica e torná-la um conhecimento popular”, explica Kátia.

Com a consolidação da clínica como referência, foram abertas unidades nas três capitais do Sul do Brasil. No entanto, desafios econômicos e estruturais ao longo dos anos levaram à reestruturação do negócio. Hoje, a clínica mantém unidades em Curitiba e em Porto Alegre.

Outro fator que impactou a empresa foi a concorrência com produtos chineses, que dificultou a comercialização de insumos. Diante disso, a Dr. Scholl passou a focar exclusivamente na podologia clínica, investindo fortemente na profissionalização da profissão e tornando seu atendimento ainda mais especializado. “Buscamos tratar as mais variadas patologias dos pés, proporcionando saúde e bem-estar a um número cada vez maior de pessoas”, ressalta Kátia.

Visita do Dr. Scholl ao Brasil em 1965

O aprofundamento técnico e o avanço dos equipamentos trouxeram ainda mais qualidade ao atendimento. Hoje, o trabalho da clínica envolve conhecimentos de anatomia e uma abordagem personalizada. “A dor intensa pode ser causada por uma pequena espícula de unha, e quando o atendimento profissional e especializado é realizado, com a retirada baseada na técnica correta, o alívio é imediato”, exemplifica ela.

Apesar dos avanços, muitas pessoas ainda evitam procurar o serviço por medo ou por acreditarem que seja caro. Kátia explica que o “atendimento é acessível, e os benefícios são muito maiores do que o custo”.

“Nosso objetivo, daqui para frente, é abrir mais um ponto de atendimento e continuar expandindo nosso trabalho. A pandemia foi um grande aprendizado, nos proporcionando uma especialização ainda maior e incentivando o investimento em atendimentos domiciliares, levando os serviços podológicos a todos que precisam”, finaliza Kátia.

(Texto e fotos: Jaine Vergopolem)

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *