Não tem mais como fugir, a inteligência artificial (IA) está transformando as empresas de várias maneiras: suas operações, a tomada de decisões, os processos internos e a experiência do cliente.
Muitas tarefas do administrativo estão sendo feitas por IA, como processamento de dados, atendimento ao cliente, negociações e liberações de crédito, atividades demoradas que hoje são feitas de uma forma rápida e precisa.
Com essa agilidade onde grandes volumes de dados são analisados em minutos as decisões também ganham agilidade e precisão, como crescimento do mercado, comportamento do consumidor, funil de vendas.
Hoje é muito fácil segmentar clientes com base em seu comportamento, direcionando campanhas cada vez mais assertivas, facilitando a vida de marketing. Assim como a previsão de demanda otimiza rotas de entregas, reduzindo custos e melhorando a eficiência do negócio.
Assistentes virtuais são cada vez mais comuns no atendimento a consultas médicas e odontológicas. Alguns psicólogos já ensinaram seus chatbots a dar respostas tão precisas e humanizadas que o profissional não precisa mais se preocupar em responder a todos os questionamentos.
Em RH o IA já ajuda a filtrar currículos, identificando o candidato ideal, além disso já consegue identificar a necessidade de treinamentos do time de colaboradores. Acabam por apoiar decisões de promoção e desenvolvimento.
A IA é uma realidade e para as empresas que desejam se manter competitiva no mercado é fundamental.
Mas nem tudo são rosas. Ter a IA é benéfico, mas também é desafiador.
· Para que a empresa tenha real eficácia nas respostas da nova tecnologia é importante que os dados sejam precisos e completos, porque se a qualidade das informações não for boa, os relatórios também não serão;
· Nem sempre o sistema da empresa consegue integrar uma solução IA, alguma vezes dependem de muito investimento;
· O mercado ainda sofre com a falta de profissionais qualificados em IA;
· Altíssima resistência dos colaboradores frente a uma tecnologia que pode colocar seu emprego em risco;
· Sendo uma tecnologia nova as soluções de IA precisam de manutenção contínua. Isso requer mais recursos;
Por esses e por outros motivos, a implementação de IA pode ser demorado e isso pode ser o maior desafio em IA.
Uma implantação depende de planejamento, mudança de cultura organizacional, investimento, um projeto que vise comunicação clara com os colaboradores, mesas de discussão e sugestões, além de indicadores de desempenho para avaliar os estágios da implantação e a eficácia da nova ferramenta.
O futuro pertence a tecnologia, não tem como fugir. O negócio é se render e se adaptar.
Leia outras colunas da Karla Küster aqui.