HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

02/05/2024



etc

Bate-papo virtual sobre romance de autoria feminina

 Bate-papo virtual sobre romance de autoria feminina

Com a finalidade de viabilizar um debate sobre romance de autoria feminina, os curadores do projeto mensal “Às vezes, aos domingos”, Guido Viaro e Marcio Renato dos Santos, convidaram Francine Cruz e Samanta Holtz para a vigésima terceira edição on-line.

 

O encontro acontece em 27 de março, a partir das 17 horas, no canal do YouTube Às vezes, aos domingos. Sem mediador(a), elas vão se entrevistar e ler fragmentos de narrativas.

 

A curitibana Francine Cruz é autora de 6 livros, entre os quais o romance Amor, Maybe (2011) e o recém-publicado ensaio acadêmico A Obra Poética de Ana Cristina Cesar: Ressignificação do Biografismo. “Minha literatura é múltipla, percorre diversos caminhos diferentes e não há uma linearidade”, diz Francine Paulista de Porto Feliz, onde reside, Samanta Holtz também é autora de 6 livros, com destaque para as narrativas O Pássaro (2012) e Quando o amor bater à sua porta (2016). “Terei novo romance lançado em 2022, e em breve poderei divulgar o título”, avisa a escritora que usa a palavra profundidade para definir a sua escrita literária.

 

Samanta Holtz conta que, recentemente, leu o novo e ainda inédito romance de Francine Cruz – “não sei se ela já está divulgando o título, por isso não o revelarei aqui”. A escritora paulista destaca o aprimoramento da artista paranaense. “Não somente na qualidade técnica da escrita como na ousadia em mesclar pontos de vista e trabalhar temas sensíveis”, completa.

 

Francine Cruz observa que há pontos de contato entre a sua literatura e a da Samanta Holtz, por exemplo, a temática amorosa. “Ambas escrevemos romances românticos e estamos sempre versando sobre esse assunto”, diz Francine. Já Samanta acredita que ela e a prosadora curitibana gostam de emocionar os seus leitores e leitoras.

 

Mapeamento poético e literário

“Às vezes, aos domingos” surgiu em julho de 2020 com a finalidade de criar palco virtual para autores paranaenses – naquele contexto a pandemia inviabilizava a realização de eventos presenciais.

 

Mais de 40 convidados de todas as regiões do Paraná participaram da primeira fase do projeto – o que faz de “Às vezes, aos domingos” uma ação pioneira no Estado.

Até novembro de 2021, a cada mês dois autores, ou autoras, paranaenses se entrevistavam, sem mediador(a), em encontros veiculados no Instagram.

 

A partir de dezembro do ano passado, os bate-papos passaram a ser transmitidos no canal do YouTube Às vezes, aos domingos, com um autor ou autora paranaense e um autor ou autora de outro Estado brasileiro.

 

“Isso amplia o diálogo, ultrapassando fronteiras e contempla mais vozes literárias e poéticas do Brasil, sempre com uma presença paranaense”, dizem os curadores da proposta, Guido Viaro e Marcio Renato dos Santos.

 

Soma de Ideias, Coalhada Artesanal Preciosa e Tulipas Negras apoiam a iniciativa. Mais informações em tulipasnegraseditora.blogspot.com

 

Leia Também

                       
Teatro Positivo divulga programação de shows e espetáculos em maio

Teatro Positivo divulga programação de shows e...

O Teatro Positivo, localizado dentro do complexo UP Experience (no

Encontro de Tradições celebra cultura popular com 22 apresentações gratuitas

Encontro de Tradições celebra cultura popular com...

Uma vibrante festival cultural que celebra a arte popular para

Chope, comida alemã e rock na Oktoberfest do Sheridan’s

Chope, comida alemã e rock na Oktoberfest...

A mais tradicional festa alemã inspirou o Sheridan´s Irish Pub

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *