Pular para o conteúdo

Moro abandona o Paraná, deixa o Podemos e desiste da candidatura presidencial

31/03/2022

O União Brasil é a nova casa do ex-juiz Sergio Moro. Ele anunciou a saída do Podemos na tarde desta quinta-feira (31), em ato realizado em um hotel na Zona Sul de São Paulo, onde já assinou a ficha de filiação ao novo partido. O ex juiz também anunciou que não disputa mais a eleição pelo Paraná e que já mudou seu domicílio eleitoral para São Paulo.

Mais tarde, por meio das redes sociais, Moro divulgou que abriu mão de concorrer à Presidência da República neste momento. “Para ingressar no novo partido, abro mão, nesse momento, da pré-candidatura presidencial e serei um soldado da democracia para recuperar o sonho de um Brasil melhor”, disse Moro, em nota oficial. No comunicado, Moro declarou ainda que a mudança de partido ocorre para “facilitar as negociações das forças políticas de centro democrático em busca de uma candidatura presidencial única”.

Segundo o deputado e vice-presidente do União Brasil, Junior Bozzella, o ex-juiz se colocou à disposição do partido. “Agora vamos definir o melhor lugar onde ele possa se encaixar”, disse Bozzella. “Ele estava habilitado a concorrer a diversos cargos e trouxe o domicílio eleitoral pra São Paulo. Ele vem pra somar, tem 10% nas pesquisas”, completou.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira (24), Sergio Moro registrou 8% das intenções de voto para a eleição presidencial de 2022 em todos os cenários simulados.

Moro ganhou notoriedade nacional como juiz da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba durante a Operação Lava Jato. Ele deixou a magistratura para aceitar o convite de Jair Bolsonaro (PL) para o Ministério da Justiça, mas abandonou o cargo de ministro após acusar Bolsonaro de tentar interferir na Polícia Federal.

A possibilidade de Moro desistir da candidatura à presidência e optar pela disputa para a Câmara dos Deputados foi antecipada na manhã desta quinta (31) por alguns setores da imprensa.

O União Brasil, partido resultante da fusão entre DEM e PSL, teria determinado, como condição à filiação de Moro, a desistência da corrida presidencial. No entanto, na assinatura da filiação ao novo partido, Moro não revelou se iria desistir da candidatura presidencial, anunciando posteriormente.

A mudança de partido ocorreu apenas um dia depois de a esposa de Sergio Moro, Rosângela Moro, se filiar ao Podemos em São Paulo. Natural do Paraná, Rosângela transferiu seu domicílio eleitoral e anunciou a filiação nesta quarta (30).

Leia mais notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *