
Olá amigos e amigas.
Vocês sabiam que em Curitiba temos um Clube de Mulheres Antigomobilistas que se reúne todos os sábados na Praça Espanha? É o Elas Clube de Automóveis Antigos e Especiais, filiado à Federação Brasileira de Veículos Antigos.
Vou contar esta história pra vocês. Em 2001 a Glenys Bessler e a Mirian Buso com suas amigas, se reuniram com o objetivo de unir as famílias em torno dos Automóveis Clássicos e de ações de filantropia e preservação da história automotiva. O pai da Mirian era piloto de corridas com as famosas “carreteiras” e o marido da Glenys, Jacobson Borowski (infelizmente falecido na pandemia pela Covid), tinha carros antigos e era um entusiasta do antigomobilismo.
Com persistência elas conseguiram o espaço da última quadra da Rua Cel. Dulcídio na Praça Espanha e foram agregando entusiastas de carros antigos e especiais ( inclua nesta categoria, Hots, Rats, carros raros esportivos ou não podendo até ser modernos desde que diferentes). Com isso os maridos, filhos e amigos passaram a se reunir nos sábados à tarde virando um espaço de convivência fantástico, com gente de ambos os sexos e de todas as idades. Meus netos adoram ir lá e também encontramos gente com mais de 90 anos se divertindo e contando histórias ligadas aos carros antigos. Acabou virando o Clube Elas e Eles….
Além disso o Clube participa de exposições em vários lugares do país e ajuda a organizar eventos como a exposição da Lapa, de Antonina, de Matinhos, da estância Ouro Fino em Campo Largo entre outros.
Também organizou Corsos de Carnaval e de Natal, com desfile de carros antigos pelas ruas de Curitiba, sempre com o apoio do BPTRAN e da Prefeitura.
Quem quiser conhecer o Clube é só ir passear na Praça Espanha aos sábados, desde que não esteja chovendo.
Até a próxima coluna sobre automóveis de todas as épocas.



