ANO IV

24/06/2026

HojePR

mada

Verão e chocolate combinam?

12/02/2026

Kopenhagen aposta nesta dupla e reforça chocolate como pausa saborosa no calor

Pesquisas recentes de mercado indicam que o verão intensifica a busca por pequenas pausas de bem-estar ao longo do dia. Estudos da Euromonitor e da MindMiners apontam que, diante do calor e da sobrecarga emocional, o consumidor valoriza as chamadas “microalegrias”, momentos simples, sensoriais e recompensadores, que equilibram indulgência, conforto e propósito.

E é neste espaço que a Kopenhagen encontrou oportunidade estratégica de expansão de consumo e frequência.

A campanha se ancora no conceito “A pausa do verão tem sabor Kopenhagen”, propondo que cada intervalo ou encontro pode se transformar em um ritual de prazer leve e sofisticado.

“O Verão Kopenhagen nasce da escuta atenta ao comportamento do consumidor. Nosso papel é mostrar que o chocolate premium pode sim fazer parte desta estação, criando pausas refrescantes, sofisticadas e cheias de sabor ao longo do dia”, afirma Pedro Velardo, gerente de marketing sênior da empresa.

Sabores

Ícone absoluto do portfólio da Kopenhagen, a Nhá Benta é protagonista da campanha com o lançamento de dois novos sabores sazonais: Mousse de Coco e Cereja, disponíveis em versões de 30g e 90g.

Outro destaque, sucesso de outros verões, é a Nhá Benta Gelada no Palito, que retorna ao portfólio conectando o clássico da marca a um ritual típico do verão.

Cafeteria

Durante o Verão Kopenhagen, as lojas se transformam em refúgios urbanos. O portfólio da cafeteria tem milkshakes, sundaes, cafés gelados e sodas, pensados para estimular a permanência no ponto de venda e o cross-selling com os produtos do varejo.

Entre as novidades, a marca fez collab com a Pura Vida e serve o Matcha Latte em versões sem açúcar, veganas e com leite de aveia, incluindo a opção com morango.

O consumidor encontrará novas bebidas e sobremesas refrescantes que se juntam ao portfólio, como Expresso tônica morango, milkshake de coco, milkshake de chocolate com  avelã, sundae de coco e sundae de avelã.

A linha Soul Good é para quem busca hábitos mais saudáveis, com snacks práticos e ideais para o consumo on the go. Já Cherry Brandy retorna à comunicação como um ícone sofisticado, explorando outros momentos do verão, reforçando o lifestyle premium da marca.

Kopenhagen Curitiba

Os clientes têm opções de compras nas 11 lojas na capital paranaense, nos principais shoppings, Eco Medical Center (Rua Goiás, 70, bairro da Água Verde), Praça do Japão (Rua Acyr Guimarães, 01), Quadrata Mall (Rua Deputado Joaquim José Pedroso, 300, Cabral) e Flow Open Mall, no bairro Uberaba.

Os produtos da Kopenhagen também estão disponíveis no supermercado Festval: Mercês, São Lourenço, Pinhais, Linha Verde, Kennedy, Alto da XV, São José dos Pinhais, Cabral e Palazzo.

Pontos extras:  Mercado Guassu – Ecovillhe (Campo Comprido)

 

Cardápio

Boteco Boa Praça de Carnaval

Além da agenda carnavalesca, o Boa Praça aposta na gastronomia como parte da experiência. Os drinks compartilhados, servidos em jarra, integram o cardápio da casa. Servidos em versões pensadas para dividir entre amigos, eles reforçam o clima coletivo da folia e se somam às opções clássicas do bar para beber ou comer.

A agenda especial acontece de 14 a 17 de fevereiro, com apresentações que se dividem entre tarde (a partir das 14h) e noite (a partir das 19h). A proposta é transformar o espaço em reduto carnavalesco sem perder a essência boêmia que consagrou a casa.

A programação musical começa na sexta-feira (14) e segue até segunda (17), com atrações diferentes ao longo do dia, convidando o público a ocupar o bar por mais tempo e vivenciar o Carnaval de forma contínua.

Programação

14/02 (sexta-feira)
• SambaMayck (14h)
• DiResponsa (19h)

15/02 (sábado)
• Jack (14h)
• Pagode da Aninha (19h)

16/02 (domingo)
• DiResponsa (14h)
• Samba da Igualdade (19h)

17/02 (segunda-feira)
• Thais Millo + passistas (14h)
• Marcela Martins (19h)

> Boteco Boa Praça – Carnaval 2026

  • Rua Comendador Araújo, 1066 – Batel
  • De 14 a 17 de fevereiro
  • Entrada R$14,90 (unissex)
  • @boapraca.curitiba

 

Sabia que o vinho tem data mundial?

Uma taça de vinho é sempre bem vinda. A bebida secular de reis e plebeus está presente em celebrações e contemplações, com amigos e família. A importância notória lhe rendeu uma data mundial para celebrar. O Dia Mundial do Vinho é comemorado em 18 de fevereiro que, neste ano, será na quarta-feira de cinzas, último dia do feriadão de Carnaval.

No Fun’iki Rooftop, em Curitiba, a celebração acontece. O vinho assume o centro da mesa com o Open Wine, por R$70,00 por pessoa, com taças à vontade de tinto, branco e rosé. Um convite para provar que vinho harmoniza com sushi e sashimi. A combinação surpreende, funciona e transforma a noite em uma experiência leve, perfeita para brindar o meio da semana e, de quebra, celebrar o Dia Mundial do Vinho. Esta promoção é válida às quartas-feiras.

Mas o Fun’iki criou ouras parcerias entre a cozinha e o bar para todos os dias da semana. Na segunda-feira, os pratos japoneses entram com 50% de desconto. Na terça, a Experiência Fun’iki propõe menu degustação com seis pratos, dois drinks e um shot por R$209,00.

Na quinta-feira é o dia Open Sake, acompanhado de um combinado de 13 peças. Já sextas e sábados ganham energia extra com DJs ao vivo, transformando o rooftop em ponto de encontro para quem quer celebrar a cidade, a música e a boa mesa.

Com vista para o skyline curitibano, ambientação inspirada nas ruas de Tóquio, teto retrátil e atendimento acolhedor. O Fun’iki Rooftop mostra que a semana pode, sim, ter sabores diferentes, bons brindes e experiências acessíveis.

Com menus assinados pelo chef Eduardo Alves e coquetéis criados por Julio Perbichi, a casa mantém uma sintonia entre gastronomia asiática contemporânea e bebidas pensadas para harmonizar.

> Fun’iki Restaurante & Rooftop

  • Rua Desembargador Motta, 2311 – Batel, Curitiba
  • (41) 99993-2361
  • funikirooftop.com.br
  • Segunda a quinta, das 18h30 às 23h | Sexta e sábado, das 18h30 à meia-noite

 

Carnaval com gastronomia e diversão para as crianças no Maria Eugênia

No período de Carnaval, o Restaurante Maria Eugênia abrirá de sábado a terça-feira. Sábado, no almoço (das 11h30 às 16h) e jantar (das 19h às 23h30). Domingo, somente no almoço (das 11h30 às 17h). Segunda, novamente no almoço e jantar, nos mesmos horários de sábado. Terça-feira, último dia do Carnaval, repete o almoço estendido, das 11h30 às 17h.

O Carnaval também é oportunidade para saborear os pratos de verão do chef Thiago Abduch. Uma das receitas mescla a tradição das parrillas com a cozinha francesa. É o Ancho de Angus ao molho poivre, acompanhado por batatas fritas (creme de leite fresco, flambado com cachaça envelhecida, mostarda Dijon e toque equilibrado de pimenta verde, R$119,00).

O segundo prato de verão também é preparado na brasa: Camarões grelhados na parrilla, temperados com páprica defumada e servidos com fettuccine. O molho da massa tem creme de leite, flambado com cachaça, manteiga de bisque e limão siciliano. Para finalizar, o fettuccine é coberto com cuscuz marroquino hidratado no curry e frito como pangrattato italiano, para adicionar textura e sabor (R$129,00).

Para divertir as crianças e garantir a tranquilidade dos pais, a recreação gratuita tradicional dos fins de semana foi estendida para todo o período de folia. Com 12 mil metros quadrados de área total, o espaço verde tem vegetação exuberante, riacho cristalino além de bichinhos como patos e coelhos.

> Restaurante Maria Eugênia

 

Anote na agenda: Gastronomix está chegando

Com curadoria do chef Celso Freire, o festival acontecerá nos dias 11 e 12 de abril, na Pedreira Paulo Leminski, e terá participações de restaurantes e chefs nacionais e internacionais. A proposta é fazer gastronomia sustentável e usar produtos de fornecedores locais para diminuir impactos ambientais, além de servir pratos de degustação com preços especiais.

Aulas-show e atividades para toda a família fazem parte da programação. As atualizações das novidades do Gastronomix estarão no Instagram gastronomixoficial. As apresentações artísticas do Gastronomix terão intérpretes de Libras.

O Gastronomix é um dos eventos paralelos do Festival (de Teatro) de Curitiba.

> Gastronomix

  • Dias 11, das 11h às 21h / 12 de abril, das 11h às 18h
  • Pedreira Paulo Leminski, Abranches / Curitiba

 

Feijoada do Tom Espaço Gastronômico

Premiada como a melhor feijoada de Curitiba pelas revistas Gula, Bom Gourmet e Veja, o almoço no Tom Espaço Gastronômico, do Bourbon Hotel & Suítes, é servido aos sábados em estilo buffet, com show cooking de proteínas e ilhas de acompanhamentos.

A receita equilibra cortes nobres e carnes defumadas, como lombo, costelinha, paio e carne-seca, todos dessalgados lentamente e cozidos separadamente, preservando sabor e texturas. O feijão preto é preparado em fogo baixo, resultando em um caldo espesso e aromático.

Os acompanhamentos são arroz branco soltinho, couve refogada no alho, farofa crocante e dourada, e o clássico torresmo pururuca, sequinho e crocante, preparado na hora.

Entre os destaques, o caldinho de feijão, além do charmoso cantinho da baiana, com acarajé quentinho e acompanhamentos tradicionais, além do welcome drink de caipirinha, servido na chegada.

O restaurante oferece a versão vegana, na qual o feijão é preparado separadamente, sem ingredientes de origem animal, acompanhado de cogumelo, abóbora, cenoura, nabo e couve-flor, além de acompanhamentos.

Para a sobremesa são servidos figo em calda, abóbora em calda e frutas, além de doces típicos brasileiros, de produção artesanal. O evento é aberto ao público com reservas antecipadas.

> Tom Espaço Gastronômico

 

Torta Martha Rocha é Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná

Um dos símbolos mais afetivos da confeitaria paranaense recebeu reconhecimento oficial. A torta Martha Rocha foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná, por meio do projeto de lei nº 924/2025, aprovado no dia 10 de fevereiro pela Assembleia Legislativa do Paraná.

A iniciativa é de autoria do deputado estadual Hussein Bakri (PSD) e reconhece o valor histórico, cultural e gastronômico de um doce que atravessa gerações e faz parte da identidade curitibana.

O empresário Sérgio Medeiros, da Curitiba Honesta, foi quem sugeriu o projeto ao deputado. “Este é o primeiro passo para solicitar o selo de Indicação Geográfica para a torta”, diz ele, que é coordenador do fórum Origens Paraná, plataforma colaborativa que valoriza e promove produtos com Indicação Geográfica do estado.

Criada em 1954, em Curitiba, a torta nasceu como homenagem à baiana Maria Martha Hacker Rocha, eleita Miss Brasil naquele ano e segunda colocada no concurso  Miss Universo.

A autoria da receita é atribuída à confeiteira Dair da Costa Terzado, então proprietária da tradicional Confeitaria das Famílias, localizada no calçadão da Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba.

O sucesso foi imediato: a sobremesa conquistou a cidade, passou a ser obrigatória em aniversários, casamentos e celebrações e, com o tempo, estava nas vitrines das confeitarias locais.

Festival inédito

Para celebrar o reconhecimento como patrimônio imaterial, pela primeira vez será feito o Festival do Bolo Martha Rocha, de 4 a 15 de março, com 15 confeitarias participantes. A proposta é valorizar a história do doce, estimular a produção artesanal e convidar o público a revisitar sabores que fazem parte da memória afetiva da cidade.

O festival é organizado pela Curitiba Honesta, projeto que há 13 anos atua na valorização da gastronomia local e é responsável por alguns dos eventos gastronômicos mais populares da capital, como os festivais de Pão com Bolinho e Carne de Onça. O trabalho do grupo também foi fundamental para a conquista da Indicação Geográfica da Carne de Onça de Curitiba, obtida em maio de 2025.

Durante o período do evento, as confeitarias participantes venderão fatias da torta pelo preço único de R$19,50, permitindo que o público experimente diferentes interpretações do clássico curitibano. Além da experiência gastronômica, o festival reforça a importância cultural do doce, agora oficialmente reconhecido como parte do patrimônio imaterial do Paraná.

 

The Coffee tem bebida com hibisco e tangerina

A The Coffee apresenta a Hibiscus Tangerine Soda, desenvolvida para acompanhar os dias mais quentes com frescor e leveza. A novidade combina tônica, hibisco e essência de tangerina, resultando em uma bebida equilibrada, com perfil cítrico e refrescante.

Servida em copos de 400 ml, a Hibiscus Tangerine Soda foi pensada para consumo ao longo do dia, especialmente no fim de tarde, como opção leve para momentos de pausa.

A novidade permite escolher a base da bebida entre água, água com gás, tônica ou tônica zero, além de ajustar a intensidade do sabor de tangerina, com três níveis disponíveis: menos (10 g), original (15 g) ou mais (20 g).

A Hibiscus Tangerine Soda está disponível nas unidades da The Coffee no Brasil. Os pontos de venda participantes podem ser consultados no aplicativo da marca.

A The Coffee, marca de cafés com cafeterias presente no Brasil e no exterior, surgiu da vontade de três irmãos: Alexandre, Carlos e Luis Fertonani, que tinham o objetivo de introduzir um modelo de negócios inovador no país. Em 2018, após várias viagens ao Japão, os sócios inauguraram a primeira cafeteria em Curitiba (PR).

A proposta era oferecer o melhor dos cafés brasileiros, combinado com tecnologia e um design minimalista, proporcionando uma experiência completa para o cliente.

O modelo de negócios foi sucesso imediato. Em 2018 os irmãos abriram a empresa para franquias, obtendo aceitação do público e de investidores. Hoje, cinco anos após a primeira inauguração, a rede tem 200 lojas no Brasil, em Portugal, Peru, Espanha, França, México, Chile, Tailândia, Porto Rico, Emirados Árabes, Áustria, Malásia, Guatemala, Canadá, El Salvador, Itália e Armênia, empregando cerca de 1.500 funcionários.

Nova Temporada do Continental Batel

Após 2 meses fechado para reforma, o Continental Batel reabrirá no dia 20 de fevereiro com novidades, a começar pelo conceito: a alta coquetelaria soma-se ao cardápio ampliado com opções para o jantar.

A elaboração do menu gastronômico teve assessoria do chef Rafael Krieger, do restaurante Antonina336, e no cardápio agora estão:

– Carne de Onça, que é um clássico curitibano. São 150g de carne crua temperada com páprica defumada, azeite de oliva extra virgem, Cognac Osborne, finalizada com mostarda escura, cebolinha e cebola picadinha. Acompanha chips de batata.

– Hommus – Preparado com 150g de pasta de grão de bico com tahine e alho, com vegetais salteados na panela de ferro com azeite, finalizado com castanha de caju e melado de romã. Opção vegana.

Hommus

– Bolinho de Siri – Com vinagrete de manga e tarê.

– Steak’n’fries de Mignon – 250g de mignon grelhado na frigideira de ferro com manteiga temperada, fritas e molho estilo francês à base de mostarda Dijon e creme de leite fresco. Perfeito para harmonizar com um drink levemente amargo.

– Rigatoni Alla Vodka – São 200g de pasta com molho à base de tomates, vodka, queijo Grana Padano curado por 12 meses, creme de leite fresco e pimenta calabresa.

Coquetelaria

A nova temporada do Continental exalta os clássicos, que não saem de moda. São 40 opções entre Tom Collins, Rabo de Galo, Penicillin, Negroni, Margarita, Manhattan, Fitzgerald, Dry Martini e Cosmopolitan.

Os coquetéis podem ser degustados no balcão, em frente ao bartender ou nas mesas.

Além dos autorais, o Continental Batel apresenta a maior carta de clássicos da região: Continental House of Classics. São 40 clássicos para agradar os entusiastas da coquetelaria.

No menu Autoral há oito coquetéis e quatro mocktails. O consumo de bebidas sem álcool tem sido cada vez maior e veio para ficar.

O cliente que comparecer no dia 20 ou 21 será recebido com welcome drink.

Durante o mês, os clientes terão ações da francesa Pernod Ricard – grupo que tem marcas como Absolut, Ballantine’s, Royal Salute. 

> Cocktails Continental Batel

  • Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 943 – Batel, Curitiba
  • Reservas e informações @continentalbatel
  • Terça e quarta, das 19h às 23h / Quinta a sábado, das 19h à 1h

Leia outras colunas Mesa Posta aqui.

Leia outras notícias no HojePR.
• Siga o HojePR no Instagram.