O prefeito Eduardo Pimentel lançou nesta terça-feira (19), no Calçadão da Rua XV de Novembro, em frente à Associação Comercial do Paraná (ACP), o programa Centro Limpo, que traz uma nova logística à limpeza na região central, mais moderna e menos poluente.
Agora, os coletores contam com seis tuk-tuks elétricos, chamados Folha Volt – em referência à Família Folhas -, para percorrer as ruas centrais da cidade e recolher os resíduos. Os veículos vão funcionar nos três turnos da coleta (manhã, tarde e noite). Um sétimo veículo no mesmo estilo ficará de reserva.
Além dos resíduos recolhidos nas ruas, os coletores irão passar pelos novos Ecoboxes para retirar o material depositado pelos varredores e pela população: há um compartimento onde é possível descartar pequenas embalagens recicláveis, como garrafas plásticas e latas.
Depois, levarão tudo até as caixas compactadoras – uma na região do Largo da Ordem e outra perto do Mercado Municipal. Por fim, os resíduos seguirão até o destino correto nos caminhões da Limpeza Pública.
Perímetro
O perímetro de abrangência do programa Centro Limpo envolve as quadras entre ruas André de Barros, Jaime Reis, Visconde de Nácar e Conselheiro Laurindo.
Os pontos foram definidos pelo Departamento de Limpeza Pública, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Menos exposição
O prefeito Eduardo Pimentel explicou que essa inovação na limpeza pública vai trazer muitos benefícios para a cidade e faz parte do programa Curitiba de Volta ao Centro, de revitalização da região.
“Esses tuk-tuks, chamados de Folha Volt, vão ajudar no recolhimento dos resíduos. Esta é mais uma forma de a gente cuidar do nosso Centro. Nós queremos que as pessoas morem aqui, nós queremos que as pessoas frequentem o Centro, que é o coração da cidade de Curitiba”, definiu o prefeito.
Eduardo Pimentel também ressaltou que a Limpeza Pública está sendo reforçada em todos os bairros da cidade, com mais equipes trabalhando.
Novo horário de coleta no Centro
A coleta de resíduos no Centro é feita diariamente e agora tem novo horário. A de recicláveis, que era feita às 18h, agora passará para as 17h. A coleta do lixo comum, que ocorria às 19h, passou para as 18h.
Comércio satisfeito
O presidente da Associação Comercial do Paraná, Paulo Sérgio Mercer Mourão, afirmou que o programa Centro Limpo vai trazer melhorias para a região, com a frente dos comércios mais organizadas e as ruas centrais sem acúmulo de resíduos nas calçadas.
“O Centro Limpo é muito importante para impulsionar a atividade comercial na cidade, porque ninguém gosta de ir numa loja que está cheirando mal, que tem resíduos em frente. E esse projeto tem uma modernidade, é feito com uma plataforma limpa, com veículos elétricos”, afirmou Mourão.



