O prefeito Eduardo Pimentel criou nesta segunda-feira (1) um comitê gestor especial para coordenar as ações de prevenção e resposta aos possíveis impactos do fenômeno El Niño em Curitiba. O grupo terá como responsabilidade realizar o monitoramento, planejamento e adaptação de ações integradas entre os órgãos municipais para evitar e mitigar tragédias ambientais.
“A cidade se prepara há muitos anos para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, com trabalho integrado, mecanismos de prevenção e investimentos que priorizam o meio ambiente, a segurança e a qualidade de vida da população. Com as previsões de um El Niño acentuado, vamos intensificar esse trabalho e ampliar a capacidade de resposta para tornar Curitiba ainda mais resiliente”, disse o prefeito.
A formalização do comitê deve ocorrer por decreto municipal, que também definirá as atribuições e responsabilidades de cada órgão envolvido. Além das pastas já representadas, o grupo deverá contar com a participação das secretarias municipais da Saúde, de Segurança Alimentar e Nutricional, de Defesa Social e Trânsito e da Fundação de Ação Social (FAS).
O que é
O El Niño é um fenômeno provocado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, alterando os padrões de chuva e temperatura em diversas regiões do mundo. No Sul do Brasil, costuma provocar chuvas mais intensas e aumentar o risco de enchentes e deslizamentos.
Para 2026, especialistas apontam a possibilidade de formação de um Super El Niño, com potencial para intensificar esses impactos. Projeções da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) indicam alta probabilidade de que ele se desenvolva ao longo deste ano e se mantenha até 2027.
Prefeitura sempre alerta
A Prefeitura de Curitiba mantém ações contínuas de cuidado com o meio ambiente e preservação de áreas verdes. Pelo programa Meio Milhão de Árvores, de janeiro de 2025 a maio de 2026, foram plantadas 221 mil novas árvores pela Prefeitura e por moradores que retiraram mudas nas distribrições gratuitas feitas pela administração municipal.
Dois novos parques-esponja devem reforçar a capacidade de escoamento das águas da chuva. No Campo Comprido, a Bacia de Detenção do Rio Mossunguê tem capacidade para armazenar 29 mil m³ de água. Já no Parque Santa Cândida, as obras de duas bacias de contenção no Rio Atuba, com capacidade total de 150 mil m³, estão em andamento.
A previsão é que as estruturas estejam operando na primavera, funcionando como reservatórios temporários para reduzir alagamentos.
“Curitiba tem uma longa tradição de cuidado ambiental, tanto por meio da legislação municipal de proteção às áreas verdes quanto pelos investimentos realizados ao longo dos anos. Atualmente, a cidade conta com 68 metros quadrados de área verde por habitante, 53 parques e bosques implantados e outros três em construção neste ano”, disse Marilza Dias, secretária municipal do Meio Ambiente.



