HojePR

Dores no corpo: saiba por que no frio é pior

12/05/2022

Por diversos motivos diferentes, algumas pessoas sentem dor no corpo diariamente, principalmente nas articulações. Joelho, tornozelo, cotovelo, punhos e costas costumam liderar as queixas de desconforto. Mas, quando começa a época de frio, muitos desses indivíduos percebem que o problema tende a piorar.

 

Pode parecer bobagem, ou apenas um mito. Mas, sentir mais dor no corpo durante o frio não é mera coincidência. Pessoas com artrose, problemas articulares ou que já fraturaram algum osso costumam ser as principais vítimas das baixas temperaturas.

 

“Não é à toa que articulações que estão com um processo de artrose costumam melhorar quando se usa uma bolsa de água quente. A artrose prefere o calor”, explica o médico ortopedista David Gusmão.

 

Segundo o especialista, esse grupo de pessoas que sente mais dor no corpo durante o frio também tende a sofrer quando uma chuva se aproxima.

 

“Isso acontece porque, quando o tempo está fechando e está próximo de chover, ocorre uma mudança da pressão atmosférica e, muitas vezes, a pressão intraóssea de uma articulação que está com desgaste de um osso, ou que teve uma fratura, não consegue se equilibrar na velocidade rápida o suficiente para acompanhar essa mudança. Então, o tempo frio causa mais dor articular em quem tem artrose e as mudanças bruscas de pressão atmosférica de quando está pra chover também”, conta o ortopedista.

 

Mais Saúde

> Parar de fumar aumenta tempo de vida de quem teve infarto

> Confira 7 dicas para fortalecer a imunidade e evitar a gripe

 

Exercícios físicos combatem o frio

Se você costuma sentir mais dor no corpo durante os dias de frio, uma boa saída para amenizar esse desconforto é realizar atividades físicas com frequência. Conforme disso o Dr. Gusmão, “a artrose prefere o calor”.

 

“Quando a pessoa tem alguma articulação com artrose em um grau médio, por exemplo, e ela começa uma atividade física, o corpo aquece, aumenta a lubrificação e a flexibilidade do tecido de colágeno. Isso diminui os sintomas. Já o corpo frio, parado, com pouca lubrificação e pouca elasticidade do colágeno, fica mais sensível à dor articular”, finaliza o Dr. Gusmão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *