Pular para o conteúdo

HojePR

Que tipo de empresário você é?

18/05/2022

Vamos falar sobre tipos de empresários?

 

Nas minhas andanças pelas empresas encontro sempre tipos distintos de empresários…

 

Tem aquele empresário que virou empresário por consequência do mercado e/ou por falta de escolha. Nesse caso o empresário tem uma empresa, mas continua agindo como empregado. Ele é o melhor funcionário que poderia ter, mas não sabe delegar, é centralizador, trabalha, trabalha, trabalha, mas não dá resultado.

 

Normalmente esse tipo de empresário ainda precisa receber ordens, então fica muito feliz quando encontra um empregado ou um sócio que lhe dá ordens.

 

Tem o empresário por consequência, esse é aquele que herdou um negócio, sendo ele a única alternativa para gerir a empresa da família. Esses muitas vezes não foram preparados, cresceram vendo seu pai ou sua mãe gerindo o negócio, tomando decisões, mas nunca foi preparado para assumir nada, pois seus pais nunca imaginaram que poderiam deixar tudo de uma hora para outra.

 

Já me deparei algumas vezes com essas situações. Nesse caso, o herdeiro dono da empresa estava infeliz tentado administrar um negócio que nada tinha a ver com ele.

 

Tem ainda o “empresídiário” que trabalha muito, de sol a sol, é o primeiro que chega e o último que sai. Todas as decisões precisam do seu aval. Nada funciona sem ele. Ele não consegue delegar, não consegue formar um time, não consegue estruturar seu negócio, pois não tem tempo para pensar em estratégias.

 

Tem o empresário turista. Esse vai na empresa de vez em quando e deixa toda sua responsabilidade nas mãos de um funcionário de confiança, esquecendo que algumas responsabilidades são exclusivas do dono da empresa.

 

E por fim tem o empresário, aquele que trabalha o negócio, conseguiu formar uma equipe autogerenciável, sabe liderar sua empresa tem processos e caminha sem ele por que o time sabe o que precisa e como fazer. Esse empresário faz a gestão e consegue que o negócio trabalhe por ele.

 

Todas as formas de empreender existem e podem ser por conta do momento em que se está empreendendo.

 

Algumas vezes o negócio começa por oportunidades ou consequência de falta de opção, quando perdemos um emprego e não conseguimos recolocação, por exemplo, ou quando temos um sonho velado de ter um plano B e aumentar nossa renda.

 

Empresas muitas vezes nascem com familiares ou entre amigos de infância ou de escola, isso não importa. O importante é entender que empreender não é fácil, requer dedicação e requer gostar do que está fazendo, pois muitos serão os desafios e o gostar do que faz é um grande diferenciador.

 

Se você pensa em empreender, busque informações, estruture seu negócio, faça um estudo, um plano de negócio e um plano de ação. Não jogue dinheiro fora.

 

Se você já está empreendendo entenda o momento da sua empresa e busque se organizar. Contrate bons profissionais, tenha controle financeiro, analise como está seu negócio.

 

Aja como dono!!!!

 

Lembre-se de suas responsabilidades:

 

1. Tenha o controle de tudo que acontece na empresa, do comercial até o financeiro;

2. Coloque processos no seu negócio;

3. Construa um bom time, entenda o tipo de funcionário que está procurando, perfil e função, faça entrevistas, contrate e dê treinamento;

4. Busque treinamento e desenvolvimento para você também!

5. Prepare um sucessor! Sempre é tempo de pensar e de fazer isso;

6. Esteja presente na sua empresa, a empresa é sua, participe, entenda, avalie, decida;

7. Seja o exemplo de postura e comportamento.

8. Entenda que a empresa é sua! Trabalhe por sua empresa.

 

Agir como dono não é ser “só o chefe” e só dar ordens, mas sim participar, entender seu negócio, orientar, planejar, e acompanhar o crescimento da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *