Pular para o conteúdo

Deltan vai ter que fazer nova vaquinha. Lula quer mais

19/05/2022

(Via Carta Capital) -A defesa do ex-presidente Lula (PT) protocolou embargos de declaração no Superior Tribunal de Justiça para aumentar o valor da indenização por danos a ser paga pelo ex-procurador Deltan Dallagnol no processo sobre o PowerPoint da Lava-Jato.

 

Em março, a maioria da Quarta Turma do STJ  acolheu parcialmente os argumentos de Lula e fixou a indenização em 75 mil reais,  mais correção monetária e juros. No processo, o petista pedia indenização de 1 milhão de reais devido à famosa entrevista concedida por Deltan em 2016 com o auxílio de um PowerPoint. Naquela ocasião, o então chefe da Lava Jato explicava uma denúncia contra o ex-presidente no caso do triplex do Guarujá (SP).

 

Ao solicitar o aumento da indenização, Lula argumentou que a decisão do STJ não levou em consideração “a extensão da ilegalidade perpetrada por Deltan e seus efeitos — inclusive atuais — e, ainda, “a vasta e pública capacidade financeira” do ex-procurador.

 

Assim, os 75 mil reais não teriam “o condão de inibir” Deltan de “reincidir na prática de atos ilegais que configurem danos morais”.

 

Os advogados de Lula sustentam que Deltan “é pessoa de muitas posses, seja em virtude da remuneração diferenciada que aferia na condição de membro do Ministério Público Federal, seja pelos diversos eventos lucrativos que realizou durante sua carreira no Parquet — inclusive as inúmeras palestras pagas realizadas naquele período”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *