É grande a chance de Gleisi Hoffmann ser ministra, caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja eleito. E é provável que possa ser ministra-chefe da casa Civil, posto que ocupou na gestão de Dilma Rousseff. Junto a ela, os paranaenses Gilberto de Carvalho e também o deputado federal Ênio Verri também cultivam a possibilidade de serem ministros.
Dentro do PT é certo que Gleisi tem possibilidade de se reeleger a deputada federal. Graças ao trabalho que fez em defesa do ex-presidente e do PT, em especial quando Lula esteve preso na delegacia da Polícia Federal em Curitiba. Gleisi ganhou respeitabilidade dentro da legenda e mostrou ser hábil nas articulações com outros partidos.
Hoje ela tem o comando da articulação política do PT nacional, ao mesmo tempo que divide a sua gestão nacional do partido e seu mandato em Brasília. A deputada não tem tido tempo para fazer o corpo-a-corpo no Paraná. Mesmo assim, pesquisas internas apontam que sua eleição será tranquila.
Gleisi tem recebido demonstrações de apoio por parte do presidente Lula.
O mesmo tem recebido Gilberto de Carvalho, que retorna para cuidar dos movimentos sociais, e Ênio Verri, que trabalha na elaboração do plano de governo.