Pular para o conteúdo

HojePR

The Bachelor Senado: a escolha de Ratinho Junior

30/05/2022

O reality show ‘The Bachelor’, criado pela emissora americana ABC, pode ser um bom exemplo do dilema que vive a escolha do candidato ao Senado pelo Paraná. O governador Ratinho Junior (PSD) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) são os “pretendentes” que todos os pré-candidatos ao Senado querem conquistar. No páreo, estão o senador Alvaro Dias (Podemos), Guto Silva (PP), Paulo Martins (PL), Aline Sleutjes (Pros), Orlando Pessuti (MDB) e sem contar Fernando Francischini (União Brasil). Do outro campo político, a esquerda, correm por outros pares, Dr.Rosinha (PT) e a sempre lembrada hipótese do deputado federal Gustavo Fruet (PDT). Nesse caso, os pretendentes são Luiz Inácio Lula da Silva e Roberto Requião, ambos petistas.

 

Quem assiste essa briga de pretendentes, acha a disputa por Ratinho e Bolsonaro mais interessante e mais complexa. Veja um exemplo: o senador Alvaro Dias, o mais querido pelo povo (ao menos é o que dizem as pesquisas!), quer o apoio de Ratinho Junior e a paz com Bolsonaro para vencer a disputa. No entanto, Dias não caiu na graça do Palácio Iguaçu e muito menos do Palácio do Planalto. O que significa que, mesmo com alta intenção de votos, pode ficar a berlinda, com pouco tempo de exposição na mídia.

 

Guto Silva (PP) é jovem e novo na disputa ao Senado. Tem a simpatia de Ratinho Junior e pode ser imposto via Bolsonaro, com articulações de Ricardo Barros e do ministro Ciro Nogueira. No entanto, tem muita gente forte no governo estadual que trabalha contra Silva e o quer distante de Ratinho. Outra dificuldade é que ele cresce muito lentamente, mesmo fazendo bem o dever de escola, dando entrevistas diariamente e viajando ao Interior atrás de eleitores.

 

Silva disputa a atenção de Ratinho Junior com Paulo Martins. Entre os demais do mesmo nicho – Aline Sleutjes e Orlando Pessuti -, Martins tem a vantagem de já ter conquistado o apoio de Bolsonaro. O deputado é da linha bolsonarista, tem apoio dos filhos de Bolsonaro, e, a princípio, pode ter a benção de Ratinho Junior. No entanto, nada está fechado e ainda há muito chão até as convenções.

 

Nesse mesmo campo político, está o possível, e não improvável, ex-deputado federal, Fernando Francischini. Se der certa a estratégia dele, pode ser que consiga reaver os seus direitos políticos. Com isto, seria o candidato imposto pelo forte e rico União Brasil para ser o candidato ao Senado, com a melhor estrutura partidária.

 

No outro lado está o campo de esquerda. Lá a escolha pode ser técnica, para ter um nome que ajude a viabilizar a campanha de Roberto Requião. Lula trabalha para ter, no Paraná, o mesmo índice de popularidade de Bolsonaro. Para isto, pode escolher outro nome ao invés de Dr. Rosinha e Gustavo Fruet.

 

Tudo indica que os dois lados vão deixar a escolha para o último minuto antes de terminar as convenções. Enquanto isto, será possível mais um pouco do ‘The Bachelor Senado Paraná’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *