HojePR

Sindicância isenta vereador Toaldo de e-mail atacando Renato Freitas

01/06/2022

A vereadora Amalia Tortato (Novo) concluiu, nesta quarta-feira (1/6), a sindicância que investigava o suposto envio de e-mail de cunho racista pelo vereador Sidnei Toaldo (Patriota) contra o vereador Renato Freitas, do PT. De acordo com a conclusão da investigação, o e-mail foi forjado e seu envio foi feito da República Tcheca, burlando o sistema da Câmara Municipal de Curitiba. Pelo relatório, não há qualquer vínculo do e-mail com o gabinete de Toaldo.

 

O e-mail foi apresentado no dia que a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar votava o relatório, no qual se pedia a cassação de Renato por ter invadido uma igreja e impedido uma missa. O e-mail trazia palavras agressivas e racistas contra o vereador e insultos a outros parlamentares ao advogado de Freitas.

 

Por causa da origem do e-mail, que supostamente teria sido escrito por Toaldo, a Justiça suspendeu a sessão da Câmara, em que ia se votar no plenário a cassação vereador Renato Freitas. E o processo só poderia dar continuidade se fosse investigado o caso, pois Toaldo era o relator do pedido de cassação do petista e o ataques colocavam em dúvida a parcialidade. A Câmara abriu a sindicância, que foi conduzida pela vereadora Amalia Tortato, e seu resultado será encaminhado para o Tribunal de Justiça.

 

Caso o TJ considere que as explicações forem suficientes, o próximo passo da Câmara é pedir que se permita a votação da cassação de Renato Freitas.

 

Confira o relatório da sindicância.

 

Sindicância 001-2022 – Caso do e-mail ofensivo – Junho2022 – Gabinete da Corregedoria GAT-5

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *