HojePR

Sem site e fora do ar, TCE garante certidões por e-mail para munícipios

10/06/2022

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná continua fora do ar, mas criou um serviço de emissão de certidões negativas para as áreas pública e privada. A decisão vai amenizar o desespero de mais de 240 prefeitos que firmaram convênio com o Governo do Paraná, que lançou diversos pacotes de ajuda e convênios, num pacotaço do governo Ratinho Junior, às vésperas das eleições.

O governador vai repassar bilhões em ajuda aos municípios, em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança, obras públicas, entre outros setores. Como é de praxe na política paranaense (e também brasileira), este tipo de movimento político obriga que os municípios estejam em dia com as certidões, para poder captar os recursos. Como essas parcerias só podem ser fechadas até julho, a paralisação do atendimento online do TCE, por causa de um ataque hacker, preocupou os gestores municipais.

A possibilidade de emitir certidões com pedidos online ajudou os prefeitos, que também ganharam do Tribunal a extensão de 45 dias dos prazos de certidões já emitidas antes de 17 de maio.

Independente da solução encontrada, o ataque dos hacker ao site do TCE ainda prejudica os serviços. Sessões foram suspensas, assim como os julgamentos dos casos. A casa admitiu que os hacker chegaram a pedir dinheiro para liberar o sistema do TCE.

O tribunal garante que nada foi comprometido, mas a demora preocupa os gestores. Por enquanto não há data para retomar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *