Essa semana tive mais um debate sobre esse tema. Trabalhar em equipe é saber trabalhar com várias pessoas que se unem para resolver um problema ou fazer alguma atividade.
Desde o tempo de escola somos treinados para esse tipo de trabalho. Quem nunca foi escolhido pela professora para desenvolver algum trabalho em sala de aula com os colegas mais próximos à sua carteira ou por sorteio?
E quem nunca ficou frustrado com aquele colega que não colaborou em nada no trabalho ou aquele colega que no dia da apresentação faltou a aula?
Como é difícil encontrar sinergia e integração em um time. São pessoas diferentes, de culturas e experiencias diferentes que tem que aprender a unir suas forças e habilidades para trabalhar juntos.
Esse é o grande desafio do gestor: formar um time vencedor.
Muitas vezes em grandes empresas nos deparamos com diversos departamentos: RH, TI, Jurídico, Comercial, Marketing, Compras, Financeiro, Contabilidade, Fiscal, … eis aí um grande desafio! Faze-los entender que o trabalho é em equipe, mesmo sendo de diferentes departamentos a empresa é uma só.
O “conflito” mais comum em muitas empresas são: o comercial e o financeiro. É muito comum que se dê mais importância ao comercial e que o financeiro sempre fique para segundo plano.
O trabalho deve ser em equipe. Independente do tamanho da empresa.
E como fazer isso acontecer? A palavra é COMUNICAÇÃO.
Sim! A comunicação entre as áreas é importantíssima!
Muitas vezes desenvolvemos atividades que precisam de outras pessoas. Como é difícil ter que contar com a ajuda dos outros, não? Hoje mesmo, pela manhã eu ouvi esse desabafo…
Vem aí toda a arte do trabalho em equipe! Para se atingir o resultado que se espera vai ter que aprender a comunicar da melhor forma possível o que se espera da pessoa e como e por que ela pode ajudar.
Num trabalho em equipe existe uma habilidade que acaba sempre se destacando, a liderança. Empresas precisam de lideres para motivar e desenvolver suas equipes.
O que esses lideres precisam desenvolver?
• Comunicação – saber passar para sua equipe o que se espera. Essa comunicação deve ser limpa e clara, sem ruídos. Escutar e falar na hora certa também é importante. As vezes sua equipe não entendeu exatamente o que se espera dela;
• Proatividade – estar disponível para ajudar. Buscar resolver além daquilo que te foi pedido. Essa habilidade normalmente “vem da educação” de casa, mas algumas vezes precisa ser ensinada nas empresas. Estar atento e disposta a ajudar é muito importante para alcançar os objetivos da empresa.
• Administrar conflitos – conflitos vão acontecer. É importante saber como lidar com esses conflitos e como facilitar conciliações.
• Inteligência emocional – habilidade tão importante e tão valorizada hoje em dia. É trabalhar com “empatia”, que no ambiente corporativo, representa a capacidade das pessoas compreenderem umas às outras considerando as opiniões, ponto de vista e emoções dos colegas de trabalho.
Trabalhar em empresas é saber trabalhar em equipe e a inteligência emocional é importantíssima nessa dinâmica! Conflitos são inevitáveis, mas quem tem domínio das emoções consegue administrar melhor esses conflitos.
A convivência com pessoas de diferentes e a pressão do dia a dia, requer postura e autocontrole e principalmente um bom relacionamento. Sempre vão existir pessoas enérgicas, tranquilas, apáticas, aceleradas e ninguém está livre de agir sem pensar no calor do momento.
Pratique a comunicação assertiva, busque treinamento e desenvolvimento para sua equipe. Preste atenção nas pessoas, observe o que acontece na empresa.
Entenda o clima organizacional, invista em melhorias das relações interpessoais e no trabalho em equipe, isso reflete diretamente no desempenho e nos números da empresa.
Confira outras colunas da Karla Küster. Clique aqui.