Levei para mostra CASACOR Paraná uma micro cervejaria que já existe na cidade: Cervejaria Nashville. A intenção é fazer do espaço um laboratório para a nova sede da fábrica (Inovação) , que terá uma área de gastronomia inserida na própria fábrica. Onde, pelo novo layout e conceito da marca, todos os tanques fermentadores de cerveja estarão a mostra através de uma janela gigante para o salão.
A Cervejaria é um espaço funcional e o maior desafio, quando da criação do ambiente, foi equilibrar o conceito de cervejaria sem cair na definição de bar, bar de cerveja ou o tradicional boteco brasileiro em 110m².
O estilo é uma mescla das cervejarias norte americanas aliada à jovialidade brasileira, com um toque cosmopolita europeu.
A intenção é despertar a curiosidade sobre o universo cervejeiro através da experiência sensorial e valorizar o prazer do cliente em vivenciar experiências dentro de um espaço irreverente e descolado, sair do convencional e explorar a liberdade na decoração.
Para priorizar o bem-estar dos visitantes, foi proposto um espaço flexível, convidativo e repleto de design.
Em uma das paredes, a de fundo do espaço, criei um painel com 1.200 garrafas de growlers pet e, inserido nele, um elemento paramétrico, que é o design que se utiliza de parâmetros e suas inter-relações para a definição de uma forma geométrica, onde o design do objeto é substituído pelo design do processo que gera o objeto. No forro também temos este elemento, provocando nosso olhar e dando ritmo ao espaço com muita fluidez e movimento, num desenho bastante interessante e até mesmo divertido.
Seguindo o estilo retrô “retrofitado”, usei para o piso um lançamento da marca Portobello, da Linha Soma Concreto, concebido pelo arquiteto, urbanista e mestre Paulo Mendes da Rocha e sua filha, Nadezhda Mendes da Rocha. São maxi ladrilhos que nos remetem a terra, ao natural, a brasilidade e contemporaneidade. E para as paredes, um tijolinho mais rústico, flertando com o desequilíbrio entre escala e proporções destes materiais.
Quanto ao acabamento do tampo do balcão, saímos do convencional, usamos uma rocha com acabamento escovado – um casamento entre a arte e o design trazendo ao espaço um ar de nobreza e solidez, e por ser escovado imprime a rusticidade necessária ao uso x conceito.
Vida útil longa, flexibilidade quanto ao uso, sofisticação e elegância.
Pela versatilidade pois, independente do estilo do ambiente, é possível conseguir um resultado sóbrio e refinado – combina bem tanto com espaços mais modernos, quanto com visuais mais clássicos e tradicionais.
E claro, dentro do espaço, não poderia faltar uma obra de arte. Temos a obra do querido artista catarinense Luiz de Souza: “Curitiba das Artes”.
Que tal um passeio pela cervejaria da CASACOR Paraná?
Sim, imperdível!
Fotos: Patrícia Amancio
Confira outras colunas da Cynthia Karas. Clique aqui.