Essa semana eu me deparei com uma visão totalmente nova para a história da Branca de Neve.
Quem conhece essa clássica história de Walt Disney deve sempre ter pensado somente na Branca de Neve como a personagem principal, porém ninguém nunca parou para pensar que a verdadeira história era da madrasta dela.
Eu mesma nunca tinha pensado nisso.
A madrasta tinha um espelho que sempre dizia que ela era a mais linda de todas, certo? Pois então, tudo estava bem até que o espelho afirmou que a mais linda era, agora, a Branca de Neve. O que aconteceu? A madrasta surtou!!!! E a partir desse momento a única vontade da madrasta era a de exterminar a Branca de Neve.
Ou seja, a madrasta não tinha inteligência emocional!!!
Mas o que é inteligência emocional?
Basicamente é quando conseguimos “segurar a onda” em alguma adversidade do nosso dia-a-dia ou “engolir sapos”, gírias que significam a mesma coisa: a capacidade de gerenciar seus sentimentos.
Mas como fazer isso?
Ao longo da vida somos treinados a ter inteligência emocional. Na vida escolar temos que aprender a ficar quietos em nossas carteiras e a não nos metermos em brigas, isso tudo é treinamento.
Na vida profissional continuamos sendo treinados e isso acontece fortemente quando entramos no mercado de trabalho e somos obrigados a trabalhar em equipe com pessoas tão adversas, com formações, gerações e culturas tão diferentes da nossa.
Com o passar do tempo aprendemos a dominar nossas emoções e é quando a vida parece ter ficado mais fácil, quando na verdade nós amadurecemos.
Aprendemos a dominar nossa impulsividade e tratamos a vida como se já soubéssemos o que vai acontecer.
Vem daí algumas dicas que eu posso te passar:
1. Domine suas emoções: Procure não agir no impulso. Sabe aquela técnica de contar até 10? Pois bem, coloque-a em prática e se preciso for conte até 100. Não faça nada de cabeça quente. Pare, respire e pense bem, depois tome alguma ação, ou não. Manter o autocontrole não é fácil, mas é necessário é um exercício de equilíbrio emocional.
2. Trabalhe suas emoções: Emoções negativas como raiva, medo, tristeza e insegurança aparecem é importante não as deixar tomar conta de você. Às vezes o trauma da perda de alguém ou de passar por alguma situação de medo extremo pode fazer com que você perca o domínio dessas emoções, então nesse momento é importante entender que é hora de procurar um profissional gabaritado para te ajudar.
3. Aprenda a trabalhar sob pressão: As pressões do dia a dia, o prazo para entrega de atividades, um chefe autoritário ou mesmo a autocobrança podem ser um problema. Para amenizar isso procure planejar seu dia, listar suas atividades e se organizar, priorizando o que é mais urgente.
4. Aprenda a falar de forma assertiva: Procure se expressar de forma a transmitir o que está sentindo! Por meio do diálogo é possível esclarecer os pontos de vista, resolvendo impasses e chegando num consenso;
5. Desenvolva a empatia: Coloque-se no lugar do outro! Entenda como o outro está vendo e sentindo a situação. Isso irá trazer um sentimento de respeito.
6. Mantenha a postura: Não se deixe levar por provocações. Não as aceite. Mantenha a calma.
A inteligência emocional é importante e faz parte do crescimento profissional.
Sempre que possível busque por feedbacks isso poderá te ajudar a ver como os outros te enxergam.