O nhoque é um conhecido prato da cozinha italiana, é muito popular em todo o mundo e, como toda receita tradicional, a sua origem é envolta em muitos mitos. Por isso fica difícil determinar sua origem. Uma das histórias dá conta de que o nhoque teria surgido como resultado da falta de opção de alimentos mais nobres em uma época em que as mamas italianas precisavam usar a imaginação para alimentar suas famílias, sem um ingrediente que ia apenas para os mais ricos: a farinha. Elas então utilizavam restos de pão ralados, um pouquinho de farinha e água para criar uma massa que era modelada em pequenas bolinhas e cozida em água salgada.
Existem vários tipos diferentes de nhoque que são regionais ou originários de diferentes partes da Itália. A Sardenha é, no entanto, considerada o lar do nhoque mais parecido com o que é consumido no mundo hoje, sendo que o uso da batata para fazer nhoque teria acontecido apenas a partir do século XVI, na Itália, e a partir daí se disseminado para toda a Europa e o mundo.
Nhoque da Fortuna
Reza a lenda que em um dia 29 de dezembro, São Pantaleão, um santo Católico que viveu o século IV, perambulava maltrapilho por um vilarejo italiano, pedindo comida de casa em casa. Faminto, bateu à porta da casa de uma numerosa família que não tinha muitas posses e, nem tampouco, muita comida. Apesar disso, o patriarca da família fez questão de dividir o jantar com o desconhecido. Eles dividiram o que estavam comendo: nhoque. E como eram muitos e a comida pouca, a família teve que se contentar com sete bolinhas da massa para cada um.
Após agradecer a acolhida, São Pantaleão se foi e o patriarca da família, ao tirar a mesa, descobriu que havia moedas embaixo de cada prato. Por isso, o dia 29 é o dia do nhoque da fortuna e, se você quiser ir mais a fundo na tradição, o ritual manda primeiro colocar dinheiro sobre o prato, depois comer sete pedacinhos de nhoque em pé, fazendo um pedido para cada um deles, guardando o dinheiro até o próximo dia 29, para garantir a fartura desejada.
Então, que tal aproveitar hoje, dia 29, para fazer essa receita e comer com a família, seguindo a tradição de São Pantaleão? Acreditando na história, ou não, é uma receita ótima para saborear com a família.
Nhoque Com Molho de Tomate Rústico
► Ingredientes
Molho de Tomate
(serve 4 a 6 pessoas)
• 6 tomates italianos maduros (bem vermelhos, mas sem estarem murchos)
• 3 colheres de azeite de oliva
• 1 cebola média picada
• 3 dentes de alho picados
• sal a gosto
• pimenta do reino a gosto
• 1 colher (sopa) de manjericão picado
► Preparo
Pique os tomates bem picadinhos. Se quiser, tire a casca e as sementes, mas como a ideia é fazer um molho rústico, mais pedaçudo, eu deixei tudo.
Por esse motivo, também não bati os tomates no liquidificador, porque não quero um purê, mas um molho que vai envolver os nhoques.
Numa panela tipo wok, ou numa frigideira de fundo plano e laterais mais altas, coloque o azeite de oliva e refogue a cebola, até ficar transparente, e o alho, sem deixar dourar demais para não amargar.
Em seguida, acrescente os tomates e mexa bem, tempere com sal e pimenta do reino a gosto, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo sempre, até que os tomates estejam cozidos.
Prove e acerte o sal. Caso ainda esteja muito ácido, deixe cozinhar mais um pouco e acrescente uma colher de chá de açúcar ou ½ cenoura ralada.
O molho está pronto quando estiver com uma cor mais escura e quase na consistência de uma pasta.
Enquanto isso, cozinhe o nhoque em bastante água salgada, cuidando para não cozinhar demais. Aconselho utilizar nhoque pronto que você pode comprar em casas de massas, supermercados ou nas feiras de rua. De qualquer forma, deixei aqui embaixo uma receita para você fazer a massa se preferir.
À medida que o nhoque for cozinhando, transfira para uma travessa. O molho já deve estar pronto. Acrescente ½ concha da água do cozimento do nhoque ao molho, apenas para dissolver um pouco, coloque o manjericão e mexa bem. Coloque o molho por cima do nhoque, polvilhe queijo ralado e sirva a seguir.
Aproveita e buona fortuna per tutti!!!!
Nhoque Caseiro
► Ingredientes
(serve 4 a 6 pessoas)
• 1 kg de batatas
• 1 colher (sopa) de margarina
• 500 gr de farinha de trigo
• 1 ovo
► Preparo
Descasque as batas e cozinhe em água e sal.
Depois de cozidas, escorra a água e passe pelo espremedor de batatas.
Sem deixar esfriar, junte a margarina a farinha e o ovo cru.
Amasse tudo até formar uma massa consistente.
Enrole a massa e corte os nhoques.
Cozinhe-os em uma panela com água salgada, quando subir, retire-os da água e coloque numa travessa.
Confira outras colunas da Gabriela Barreto. Clique aqui.