Celebrar a importância do papel paterno na vida familiar é algo que ocorre há mais de quatro mil anos. O jovem Elmesu, na antiga Babilônia, esculpiu em argila o que seria considerado o primeiro cartão de Dia dos Pais. Os desejos de vida longa e saúde para os pais perpetuam-se por diversas civilizações.
A história mais conhecida sobre a oficialização dos Dia dos Pais tem origem no desejo de uma filha de homenagear a figura paterna. William Jackson Smart foi um agricultor e veterano de guerra norte-americano que criou seus seis filhos após o falecimento de sua esposa, durante o parto do último filho do casal. Em 1909, em Washington, sua filha, Sonora Louise, ouviu um sermão para o Dia das Mães e teve a ideia de celebrar o que seria um dia dedicado aos pais. Após várias solicitações, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho do mesmo ano, data do aniversário de William Jackson.
Somente em 1966 houve a proclamação oficial, que determinou o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (Father’s Day) nos Estados Unidos, sendo oficializado por Richard Nixon no ano de 1972.
No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto. A ideia da comemoração surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953, cujo objetivo era estimular o comércio no segundo semestre. A celebração espalhou-se pelo resto do Brasil até que se decidiu por oficializar o Dia dos Pais definitivamente.
Nesse domingo, 14 de agosto, incentivamos nossos leitores a preparar uma refeição especial para celebrar essa figura tão importante em nossas vidas, mas ninguém quer ficar na cozinha o dia todo. Sugerimos um prato de preparo rápido, pois o importante é se reunir com a família. Para essa comemoração, é uma boa ideia uma Salada Caprese para entrada e, como prato principal, um Rondelli com Molho Quatro Queijos.
A massa do Rondelli pode ser comprada pronta, precisando só assar com o molho, o que torna o preparo rápido e, enquanto está no forno, você monta a salada. Aproveite essas receitas e celebre os bons momentos, criando boas memórias.
Salada Caprese
► Ingredientes
(serve 4 pessoas)
– 20 bolinhas de mini mozzarella de búfala cortados na metade
– 20 tomatinhos cereja cortados na metada
– 60 folhinhas de manjericão mini
– sal e pimenta do reino a gosto
– azeite de oliva para temperar
► Preparo
A salada Caprese é uma salada de origem italiana muito simples, cujo sucesso se baseia na qualidade dos ingredientes utilizados. Uma ideia bem bacana é servir a salada no palito. Para montar a salada não tem segredo: uma folha de manjericão, uma metade de bolinha de mozzarella, uma folha de manjericão, uma metade de tomatinho cereja e finaliza com uma folha de manjericão. Disponha os palitos em um prato e deixe na geladeira até a hora de servir. Tempere com sal, pimenta do reino e azeite de oliva e sirva a seguir.
Rondelli de Presunto e Queijo ao Molho Quatro Queijos
► Ingredientes
(serve 4 pessoas)
– 500 gr de Rondelli quatro queijos (existem casas de massas especializadas em Curitiba que já trazem o produto pronto com ótima qualidade)
– 600 gr de nata
– ½ xícara de queijo mussarela ralado grosso
– ½ xícara de queijo gruyere ralado grosso
– ½ xícara de queijo parmesão ralado grosso
– ¼ xícara de queijo gorgonzola levemente picado (esse é o queijo mais forte, então vai menos que os demais, para não “roubar a cena”)
– uma pitada de noz moscada
– sal e pimenta do reino a gosto
– queijo parmesão para polvilhar
– uvas rubi sem caroço cortadas ao meio e amêndoas laminadas para decorar
► Preparo
Corte a massa em rodelas com grossura de 1 dedo (+ ou – 2 cm) e reserve.
Numa panela grande coloque a nata para aquecer e, depois de quente, acrescente os queijos, um de cada vez, mexendo sempre até que derreta antes de colocar o próximo: mussarela, gruyere, parmesão e, por fim, o gorgonzola.
Acrescente noz moscada e pimenta do reino. Quando ferver e todos os queijos estiverem derretidos, desligue o fogo e acerte o tempero.
Pré-aqueça o forno em temperatura média a 180 graus. Num refratário, que possa ir do forno à mesa, coloque no fundo uma camada fina de molho, apenas para que a massa não grude, disponha as fatias de rondelli uma ao lado da outra.
Despeje o molho branco por cima, garantindo que toda a massa esteja coberta pelo molho.
Polvilhe bastante queijo parmesão por cima. Corte as uvas na metade no sentido do comprimento e enfeite o prato com as uvas e as lascas de amêndoas.
Leve ao forno para gratinar e enquanto isso monte os espetinhos caprese. A massa está pronta quando o queijo de cima estiver derretido. Sirva quente com arroz branco.