HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

30/04/2024



Sem Categoria

Comprar imóvel para reformar: vale a pena?

 Comprar imóvel para reformar: vale a pena?

Quem está interessado em boas oportunidades já deve ter considerado a ideia de comprar um imóvel para reformar. Com os devidos cuidados e atenção aos detalhes, esse tipo de negócio pode ser bastante vantajoso, tanto para quem pensa em morar, quanto para revenda.

O mais importante é que você tenha em mente um objetivo bem claro – se a ideia é realizar uma reforma superficial para vender o imóvel, o gasto é menor, pelo menos deverá ser.

Se a intenção é morar nele, a obra provavelmente terá um custo mais alto, mas certamente oferecerá mais conforto e personalização para a sua família.

 

 

Quais as vantagens de comprar um imóvel para reformar?

Se compararmos a compra de um imóvel para reformar com um vendido na planta ou novo, podemos rapidamente identificar um valor mais atrativo, a possibilidade de personalização e o potencial de valorização ao longo do tempo.

As principais vantagens de comprar para reformar são:

• Menor valor de aquisição

• Reaproveitamento da estrutura

• Personalização no retrofit da fachada e do projeto de interiores – planta diferenciada e espaçosa

• Valorização ao longo do tempo

Um imóvel a ser reformado costuma ter o preço mais atrativo do que os demais. Além disso, existe a possibilidade de negociar melhores valores, considerando a idade do imóvel e as suas condições. Nesse momento, ter a avaliação de profissionais é fundamental para identificar se não há problemas estruturais ou a necessidade de uma reforma muito onerosa.

 

 

Sempre lembrar

Do reaproveitamento da estrutura

As casas e apartamentos mais antigos costumam ter uma estrutura mais solidas e resistentes. Sendo assim, o quanto da estrutura pode ser reaproveitada para economizar deverá ser avaliada. Quanto mais preservada, melhor.

Da personalização

Ao comprar um imóvel para reformar, você abre um leque de possibilidades para personalizar os ambientes de acordo com as suas necessidades. Com a ajuda de designers de interiores, arquitetos e engenheiros, você pode planejar os ambientes e aproveitar a estrutura mesclando o seu estilo com os acabamentos existentes. Quando comparamos com os imóveis na planta ou construídos recentemente, os imóveis mais antigos geralmente são mais amplos. Para quem está à procura de um imóvel novo e grande, talvez comprar e reformar seja uma boa alternativa.

Da valorização ao longo do tempo

Toda boa reforma tem um grande potencial de valorizar um imóvel. Com uma estrutura sólida, ambientes bem pensados e decoração alinhada com as tendências, o imóvel reformado tem tudo para ter um valor mais alto na hora da venda.

Alguns dados de mercado dizem que uma reforma bem feita valoriza um imóvel em torno de 30% e em alguns a valorização pode ser ainda maior, dependendo dos materiais usados e dos serviços realizados.

 

 

O que avaliar ao comprar uma casa para reformar e ser mais assertivo?

Localização

Os imóveis mais antigos costumam ficar localizados em áreas centrais e bem estruturadas. Visite a região em diferentes momentos do dia para entender o fluxo de pessoas, a vizinhança, a segurança, o trânsito e as formas de acesso.

Tempo disponível para esperar

Ao visitar os imóveis e considerar as reformas necessárias, lembre-se de que um fator importante é comparar o tempo necessário para as obras e a sua disponibilidade para esperar. Se estiver com pressa para mudar, talvez valha a pena procurar um imóvel pronto e que não precise de muitas adequações.

Estado do imóvel

Depois de olhar para a localização, é hora de avaliar as condições do interior e exterior do imóvel. Os principais pontos de atenção estão na estrutura geral e as instalações elétricas e hidráulicas. No caso de uma reforma dessas instalações, o custo é bem superior e demanda uma obra mais pesada. Se for o caso de pinturas ou a troca de revestimentos, o investimento tem um melhor custo-benefício.

Legislação

Antes de fechar negócio é preciso verificar se a sua reforma está de acordo com a legislação vigente. Por isso, procure conhecer as regras antes de desenvolver o projeto da reforma do seu imóvel.

 

 

Dica para uma reforma bem sucedida

Contrate um profissional para te auxiliar – Planeje, pense e repense o tamanho da reforma desejada, estude os ambientes com carinho e atenção. Antes de começar a execução do projeto, faça uma pesquisa dos principais materiais que você usará na obra de interiores x valores e faça uma média de quanto gastará. Pesquise os valores dos acabamentos antes de bater o martelo no projeto. Isso ajudará o profissional que te acompanhará neste processo e o importante é que você tenha uma boa programação financeira para conseguir pagar tudo com tranquilidade. Caso você não consiga desocupar o imóvel durante a reforma, saiba que caso precise contratar muitos fornecedores de uma vez, será muito inconveniente muitas pessoas passando de um lado para outro, além da bagunça ficar maior. Por isso, um profissional também poderá organizar a agenda de trabalho de todos.

Comprar um imóvel para reformar pode ser um ótimo negócio, só demanda alguns cuidados especiais. No final, tenho certeza que vai valer muito a pena!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *