José Castello e Fabio Santiago são os convidados da 29.ª edição de “Às vezes, aos domingos”, projeto on-line mensal idealizado por Guido Viaro e Marcio Renato dos Santos. O encontro acontece neste domingo (25), a partir das 17 horas, no canal do YouTube. Sem mediador, José Castello e Fabio Santiago vão se entrevistar e ler fragmentos de narrativas e poemas.
Recentemente, a Record reeditou Inventário das sombras, obra em que José Castello traça retratos de grandes escritores, como Clarice Lispector, e Dalton Trevisan – esta nova edição traz conteúdos inéditos: perfis de Raimundo Carrero e João Gilberto Noll, e um autorretrato do autor.
Também em 2022, a OIA editora publicou Cantos Temporais, poemas de Fabio Santiago, além de Mar de Sombras, reunião de poemas do autor anteriormente editados apenas em suporte digital.
Fabio Santiago, de acordo com José Castello, é um poeta que colhe palavras em um imenso jardim. “Talvez o dicionário não lhe baste. Contrito, experimenta cada som, como alguém que veste uma roupa pela primeira vez. Com cuidado, em silêncio, com delicadeza. Sua poesia, de lento jardineiro, semeia frases secretas. Ensaia, sonda, avalia. Nunca está satisfeito. Não busca só a poesia, busca uma poesia de que nunca se ouviu falar”, escreveu Castello, em texto publicado na contracapa de Cantos Temporais, o mais recente livro do Fabio Santiago.
Em sua página do Facebook, Fabio Santiago postou uma pensata sobre Inventário das sombras: “Neste mergulho nas sombras e sub sombras dos seus retratados, na captura da alma, Castello perfura a máscara, as entranhas movediças, agarra-se no que se esconde”, analisa Santiago, que ainda acrescenta: “Estaremos ao seu lado, chegaremos com ele aos escritores, conduzidos por um escritor, que molha pincéis e utiliza as tintas do jornalista, romancista, contista, cronista e biógrafo. A cada retrato, enxergaremos José Castello, também como um personagem, neste inventário literário repleto de sutilezas”.
José Castello
José Castello nasceu em 1951, no Rio de Janeiro, e mora em Curitiba. Escritor e jornalista, é mestre em Comunicação pela UFRJ. Foi editor dos suplementos Ideias/Livros e Ideias/Ensaios, do Jornal do Brasil, colunista do suplemento Prosa & Verso, de O Globo, e cronista semanal do Caderno 2, de O Estado de S.Paulo. Atualmente é colunista do jornal literário Rascunho, de Curitiba, e do Suplemento Pernambuco, do Recife. É autor do projeto Extremos – Círculo de Leitura de Ficções Radicais, com a psicanalista Hena Lemgruber, e do projeto Diálogos Urgentes: Uma Indagação do Real, com o músico e especialista em leitura Flávio Stein, ambos on-line. É autor, entre outros títulos, do romance Ribamar (Prêmio Jabuti, 2011), do romance juvenil Dentro de mim ninguém entra (Prêmio Jabuti, 2017) e da biografia Vinicius de Moraes: o poeta da paixão (Prêmio Jabuti, 1995).
Fabio Santiago
Fabio Santiago nasceu em 1973, na cidade de Maceió, e reside em Curitiba. Formado em Comunicação Social, concorreu em 1997 a uma Bolsa Vitae, para jovens estudantes, por indicação do escritor Valêncio Xavier. Em 2004, criou o blog “Acre Infuso”. Em 2018, teve o poema “Flores e Sombras na Dobra do Tempo” publicado em uma Antologia Poética da Editora Chiado. Em 2020, publicou o livro Intramuros, pela Editora Penalux. No ano seguinte, iniciou uma coluna de crônicas no site da Kotter Editorial, editora que publicou Versos Magros (2021). Em 2022, OIA colocou em circulação a versão física do e-book de 2019, Mar de Sombras, e o inédito Cantos Temporais.