Pular para o conteúdo

Domine seus pensamentos!

29/09/2022

É muito comum encontrar pessoas extremamente preocupadas, que estão sofrendo com pensamentos em problemas com soluções tangíveis. Quanto maior a frequência destes pensamentos, mais sintomas tendem a aparecer como ansiedade, insônia e em alguns casos, distúrbios como estes podem evoluir para um ataque de pânico.

A terapia cognitivo comportamental (TCC) vem como uma alternativa para tratamento, os planos de ação, utilizando-os como base. Segundo o livro de Judith Beck, “pesquisadores descobriram que clientes que executam Planos de Ação progridem significativamente”. Uma das estratégias mais utilizadas, é anotar o objetivo em um papel e depois todos os pensamentos que interferem e prejudicam na execução do objetivo em questão. Logo após, avaliar e questionar cada um dos pensamentos, analisando quais são as evidências que assegurem que aquele pensamento é verdadeiro. Por fim, ao lado de cada análise, estabelecer um plano de ação que enfraqueça aquele tipo de pensamento. Exemplo: ter como objetivo praticar atividade física 3x na semana; pensamento “já é a segunda vez que estou tentando começar, sou um fracassado”; evidência “é a segunda vez que tento”; plano de ação “farei uma lista de pessoas que podem me acompanhar, me ajudar e incentivar até eu criar esse hábito”; entre outros planos de ação.

Com base no que foi citado, determinar planos de ação nada mais é que firmar um compromisso com seu objetivo e transformar aquilo que parece abstrato em algo palpável. Seguir tais planos requer esforço e acreditar que há competência para realizar. Se ainda sim, a dificuldade em alcançar metas perdurar, procure um profissional de saúde mental e aprenda mais sobre você e seus limites. Você pode se surpreender ao descobrir suas habilidades e o quanto é capaz.


REFERÊNCIAS: BECK, Judith S. Terapia cognitivo-comportamental teoria e prática. Artmed, 3ª ed, 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *