Na manhã desta segunda-feira (3), aconteceu a tradicional abertura do Outubro Rosa, mês de conscientização da prevenção do câncer de mama, em frente à Associação Comercial do Paraná (ACP) no calçadão da Rua XV de Novembro. A ação é uma realização da ACP, em parceria com a Prefeitura de Curitiba.
A iniciativa se soma às demais que a Prefeitura promove no âmbito do Curitiba Viva Bem, um conjunto de políticas públicas para promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população.
O evento na manhã desta segunda-feira contou com apresentação das crianças da Escola Municipal Maria do Carmo, da CIC, da Banda de Música da Polícia Militar, entrega de flyers da campanha e orientações sobre como prevenir o câncer de mama e do colo do útero com a ginecologista e obstetra Karina Prosdócimo, da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida.
Com o mote: “você não pode prever o amanhã, mas pode se cuidar hoje”, a campanha deste ano reforça a necessidade de se manter hábitos saudáveis para evitar doenças como o câncer de mama e do colo do útero. “Estimativas do Ministério da Saúde mostram que com hábitos saudáveis é possível em reduzir em até 28% o risco de desenvolver câncer de mama”, lembrou Karina.
“O único intuito de nós estarmos aqui hoje é de irradiarmos os cuidados que devemos ter com a nossa saúde. Precisamos nos cuidar sempre”, disse Camilo Turmina, presidente da ACP, em seu pronunciamento.
“É muito importante quebrar os estigmas, o medo de fazer o exame, de buscar o resultado e de fazer o tratamento quando é indicado”, completou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
Superação
Com sorriso largo e uma peruca cor de rosa choque, Jussara Vargas, 64 anos, voluntária da organização não-governamental Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), é o exemplo de superação em pessoa.
Com seu estilo despojado, buscou chamar a atenção, durante o evento no Calçadão da XV, para alertar outras mulheres a manter os exames em dia ou a buscar o tratamento quando é necessário. “Eu descobri o câncer quando tinha 51 anos, faz 13 anos. Ergui o braço e senti algo estranho, fiz o auto exame e descobri um grãozinho de arroz. Fui no ginecologista, no SUS. Fiz exame, tudo com pressa. O médico disse que dariam um jeito rápido e foi dado um jeito rápido mesmo. Não posso reclamar”, lembra. “Até o ano passado eu fazia acompanhamento a cada quatro meses e partir do fim deste ano vai ser uma vez por ano”, comemora.
Serviço disponível
A rede municipal de saúde está pronta para atender e realizar os exames de rotina, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, durante todo ano.
“Os serviços não ficam disponíveis apenas durante o mês, mas o Outubro Rosa é importante para reforçar e relembrar a mulher sobre esse cuidado”, diz Beatriz (veja abaixo com agendar e qual a indicação).
O exame citopatológico de colo do útero, conhecido como preventivo, é realizado diretamente na unidade de saúde. Já o exame de mamografia é realizado nos prestadores de serviço, mas não há filas para o encaminhamento.
“As solicitações de mamografia são marcadas de uma semana para outra ou, no máximo, em 15 dias”, afirma. “Nós ofertamos quase nove mil mamografias todos os meses e sobram vagas”, diz a secretária. “Em meses de campanha, chegamos a ofertar quase 11 mil”, complementa.
Em 2021, por exemplo, foram ofertadas 105,8 mil mamografias pela SMS e foram agendadas 52,6 mil, mas só houve comparecimento a 27,7 mil, que é o total de exames realizados no último ano. O absenteísmo não ocorreu apenas durante “anos pandêmicos”. Em 2019, ano pré-pandemia, foram disponibilizadas 85,8 mil mamografias, 62,9 mil foram agendadas e apenas 49,6 mil realizadas.
O encaminhamento para atendimento na rede também é rápido quando for encontrada alguma alteração que precise de acompanhamento ou tratamento. Não há fila para o encaminhamento na especialidade de oncologia.
Presenças
Participaram do evento de abertura do Outubro Rosa a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; a delegada-chefe da Divisão da Polícia da Capital, Maritza Haisi; o secretário de Estado da Saúde, César Neves; a vice-presidente da ACP e coordenadora do Conselho da Mulher Empresária, Albanir Fracaro; e a coordenadora da Câmara Setorial de Saúde da ACP, Malu Gomes.
Mamografia e Preventivo
> Como agendar:
• Diretamente na unidade de saúde
• Pelo aplicativo Saúde Já Curitiba, na opção “agendamento com a enfermagem”. Durante o atendimento com a enfermagem na unidade de saúde, então, a solicitação é analisada e encaminhada, se estiver enquadrada dentro dos critérios técnicos do protocolo.
• Pela Central Saúde Já Curitiba, pelo telefone 3350-9000, que funciona todos os dias da semana, das 8h às 20h.
> Onde são realizados os exames:
A mamografia é agendada para ser realizada em um dos prestadores de serviço do SUS Curitibano e o exame preventivo é realizado diretamente na unidade de saúde.
> Público-alvo:
Público-alvo para a mamografia: mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos.
***Mulheres de qualquer idade que encontrem alterações na mama ou que tenham fatores de risco (como histórico familiar ou exames anteriores alterados) devem procurar o serviço de saúde e seguir a orientação do profissional para a realização da mamografia.
> Público-alvo para o preventivo: mulheres entre 25 e 64 anos, a cada três anos (desde que tenha dois exames anuais consecutivos normais anteriormente). Se tiver alteração, siga a orientação do serviço de saúde.
*** Mulheres de outras idades que já tenham iniciado vida sexual também podem agendar o exame, embora não sejam o foco principal, por não serem o público mais suscetível.
***O exame pode ser solicitado pelo médico também, quando houver queixa ginecológica da paciente.
Dicas de prevenção do câncer de mama
• Tenha uma alimentação saudável
• Pratique atividades físicas regularmente
• Não fume, evite bebidas alcóolicas e não faça uso de drogas
• Controle seu peso com uma alimentação saudável
• Esteja atenta às modificações que podem aparecer nas suas mamas
• Se você tem 50 a 69 anos, o exame de mamografia rotina deve ser feito a cada 2 anos
• Se você tem ou teve algum familiar com câncer de mama ou ovário, procure orientações de um profissional de saúde
• Faça mamografia de acordo com orientação do profissional de saúde
Dicas de prevenção do câncer do colo do útero
• Não fume. O tabagismo está associado ao maior risco de desenvolvimento deste tipo de câncer.
• A vacina contra o HPV e o exame Papanicolau são ações de prevenção.
• A vacina contra o HPV é indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos e está disponível em 106 unidades de saúde. Confira os locais no site Imuniza Já Curitiba.
• O exame Papanicolau, conhecido como preventivo, é realizado nas unidades de saúde para mulheres que tenham iniciada a vida sexual, conforme periodicidade previstos nos protocolos de rotina, e quando há queixa ginecológica.