As mãos sujas de esgoto jamais destruirão a beleza das flores, porque sempre haverá a chuva da verdade para eliminar o repugnante objeto produzido pela mão da maldade. Nos utilizamos dessa pesada analogia para iniciar esse artigo, pois queremos que sua atenção esteja em estado pleno para as considerações que faremos aqui. Como o título aponta, o foco central do texto é a Maçonaria e pretendemos de fato trazer apontamentos relevantes e esclarecedores.
O processo eleitoral no Brasil é historicamente carregado de artimanhas escusas, baixas, maquiavélicas. Existe naturalmente as exceções e para elas direcionamos nossa consideração e esperança de que é, sim, possível conduzir a política de forma propositiva e envolvida em propostas e construções ideológicas fundamentadas no bem coletivo. O que estamos vendo, em 2022 (sobretudo no 2º turno da disputa presidencial), porém, é a prova de que o asqueroso método de guerrilha eleitoral, com toques de coronelismo, segue sendo a forma preferencial de atuação dos que aparentemente querem o poder pelo poder.
O fato é que, nesse contexto de eleição, a Maçonaria foi alvo de mentiras míseras, calúnias torpes, oriundas dos mais baixos porões da perversidade política brasileira. Ilações inacreditáveis foram levantadas tentando conduzir a opinião pública a visualizar na Ordem Maçônica um perigo, uma ameaça. Se utilizaram de fantasiosas narrativas, gritantemente falsas, para construírem um entendimento que maculasse a Instituição, buscando, de forma direta e intencional, gerar prejuízos a um projeto político em específico. Causa realmente indignação a sujeira que as mãos achincalhadas por esgoto tentaram transpor para a Maçonaria. Mas, assim como a analogia do texto, cremos que a verdade é a chuva que evita o esgoto de prosperar onde foi semeado o bem.
Queremos que esse artigo seja um instrumento da verdade que precisa ser estabelecida e concretada na consciência de todos. Um ponto crucial que precisamos reforçar – e utilizo a palavra reforçar internacionalmente pois trata-se de algo já consolidado que será trazido à tona novamente – é o fato de a Maçonaria ser apartidária e sem qualquer compromisso ou vínculo com partidos políticos ou personalidades políticas. Nossa existência é focada na construção de um mundo melhor, que, com certeza, passa pela esfera política (no sentido amplo), mas enquanto Instituição nos mantemos longe das cores partidárias, recebendo em nosso seio membros de todas as vertentes, desde que sejam íntegros, justos e comprometidos com o bem da Sociedade e com a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade. Cabe à consciência de cada integrante suas escolhas no sufrágio.
É fundamental também destacarmos que a Ordem Maçônica não é uma religião. Trata-se de um grande equívoco olhar para a Maçonaria e ver nela uma instituição religiosa. A Maçonaria é uma entidade filosófica, filantrópica e educativa, que congrega pessoas de todos os credos. É obrigatória a crença num Ser Supremo para ser admitido na Instituição, mas sem segregação ou preferência religiosa, justamente por ser esse um aspecto distante do objetivo de atuação da Maçonaria. É uma associação, como tantas outras, que possui suas tradições e regras, mas totalmente conhecida e percebida pela Sociedade, submissa às leis e regulamentações do País.
É fato que por muito tempo prosperaram diversos mitos e inverdades sobre essa temática. É justamente em cima desse desconhecimento, ainda existente em parcela da Sociedade, que surgem situações como as que vivenciamos nesse processo eleitoral. Temos, porém, de forma muito efetiva trabalhado para que eliminemos as distorções de interpretação e percepção sobre nossa Instituição, compartilhando conhecimento e informações. Um exemplo, nesse sentido, é o projeto mantido no Paraná pelas três Instituições Regulares responsáveis pela Maçonaria no Estado (Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja do Paraná e Grande Oriente do Paraná). Você pode conhecer mais acessando www.maconariadoparana.org.br, onde encontrará muitas informações verídicas e esclarecedoras, que tiram dúvidas e proporcionam melhor assimilação.
Abordamos também, nesse espaço, nosso compromisso com a juventude, com os belos trabalhos que apoiamos na formação de jovens de ambos os sexos, com a total participação e envolvimento dos pais e responsáveis. Temos instituições juvenis que são instrumentos de formação complementar para garotos e garotas, focando na potencialização de virtudes e no florescimento de lideranças. As Lojas Maçônicas apoiam essas entidades, abrindo suas portas para toda a comunidade que deseja ter um espaço sadio e transformador para seus jovens.
São inúmeros os exemplos de sucesso em que pudemos, juntamente com os pais, acompanhar: evoluções grandiosas em oratória, civilidade, empatia, sociabilidade e assim por diante. Tudo de forma muito transparente e com foco exclusivo em ser um apoiador de toda a cultura e educação transmitidos aos jovens no ambiente do lar e nos espaços educacionais formais, ou seja, as escolas e universidades. A Ordem DeMolay, a Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, a Ação Paramaçônica Juvenil e as Filhas de Jó Internacional são verdadeiros celeiros de lideranças incentivadas a serem transformadores sociais e defensores das causas relevantes. Assim como também há outros grandes espaços de formação juvenil, como Escoteiros, Câmara Júnior Internacional e Rotary, com os quais em muitos casos interagimos e desenvolvemos ações e trabalhos colaborativos, por haver um alinhamento de objetivos e intenções.
Esses três pontos são fundamentais de serem compreendidos. E naturalmente existem muitos outros aspectos que podem gerar dúvidas e para essas questões, retomamos o convite de acesso ao site www.maconariadoparana.org.br, onde temos diversos conteúdos interessantes e esclarecedores sobre a Ordem Maçônica. Buscar informações oficiais e validadas é fundamental no mundo em que vivemos, povoado por notícias fraudulentas e por más intenções das mais diversas faces. O conhecimento é o único antídoto para a ignorância e é libertador. Por isso, somos entusiastas de que a população cada vez mais busque esclarecimentos e desenvolva um senso crítico capaz de gerar opiniões fundamentadas e longe de estereótipos ou estigmas. A humanidade está em constante evolução e seu progresso deve deixar para traz o mal em suas diferentes formas. Sejamos todos agentes do bem, buscadores da Verdade!
Como Maçom e cidadão brasileiro, finalizo esse artigo conclamando que a decisão do voto, no próximo dia 30 de outubro, seja feita a partir de muita análise e reflexão. É importantíssimo o voto consciente. Repudiamos todo tipo de notícia falsa ou fraudulenta, independente de quem atinja ou prejudique. É hora de nos impormos contra essas artimanhas feudais num momento que deveria ser tão belo e apreciado, que é a eleição. O ápice da democracia precisa transpor esses modelos ultrapassados de conquista de voto ou de conquista ideológica. O Brasil e os brasileiros são muito maiores que as pequenezas que povoam as mentes dos idealizadores dessas balburdias intencionais destacadas em período eleitoral.
O fato é, caro leitor, que o esgoto e a lama serviram para que os olhos que desejam ver possam se encantar ainda mais com a beleza das flores. A chuva da verdade seguirá jorrando e os jardins do bem seguirão gerando o agradável perfume da evolução e do progresso, assim como continuarão proporcionando a linda imagem das cores e formas dessas flores da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade.
Esclarecimento que deixa indene de dúvida qualquer entendimento contrário a respeito dessa secular Instituição.
Fraternal abraço.
Meu caro Ir. Luchetta , sem por mais nada e concordar com o documento . TFA. Miguel Vargas. Concordia 0368.
Certeiro posicionamento, parabéns! Aliás oportuno momento para reafirmar que conceitos e ações com virtudes, princípios e verdadeira justiça é que valem a pena! Lutemos por isso! Que bom termos uma Instituição centenária que defende o bem.
Parabéns pelo esclarecimento!!!
🌿❤️🇧🇷🌿❤️🇧🇷🌿❤️🇧🇷🌿
👏🏼👏🏼👏🏼🔨🔨🔨
Orgulho ter entre colunas, tão nobre Eminente Irmão a frente de nossos trabalhos, compartilho das mesmas idéias. um TFA.
Parabéns Ir.: Luchetta!
Texto maravilhoso que joga um pouco de luz na escuridão da ignorância!
Lindo ver o esclarecimento de coisas que os políticos mau intencionados usam com a camada menos esclarecida. Este esclarecimento dá luz aos não iniciados e, propicia uma visão mais aberta a todos.
Parabéns pela iniciativa.
Muito obrigado a todos vocês!!!
Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil no PR, LM Luchetta.
Os recentes ataques havidos nas redes sociais contra a maçonaria, são frutos da ignorância, do fanatismo e também da nefanda má fé. Seu artigo esclarece na grande mídia nacional, algumas verdades da nossa ordem filosófica, que mesmo não sendo religião, seus membros creem em Deus, têm liberdade de praticar sua crença religiosa e, porque trabalham alicerçados nos pilares da moral, da razão e da ética, contribuem para o aprimoramento da nossa sociedade com liberdade, igualdade e fraternidade.
Saudações e parabéns.
Excelente artigo. Precisa chegar ao grande público.
A Verdade será sempre a Verdade. Parabens ao GM e a Familia Maçonica.
Belo Artigo para demostrar,eficácia e a honradez deste maçons para com o mundo. Utilizar o nome da Ordem para benefício próprio e realmente afundar-se, no lodo da ignorância.
Parabéns a todas potências regulares do Brasil que tanto faz em sua fileiras, honrando sempre o pavilhão verde e amarelo. TFA – Prince Hall
Parabéns pela coluna Ir. Mario. A recíproca e verdadeira. Texto muito bem colocado.
Belíssimo artigo meu Irmão. Que assim seja.
Artigo oportuno e esclarecedor.
Parabéns meu Eminente Irmão.
Parabéns meu Irmão pela esclarecedora e corajosa matéria sobre a nossa Ordem.
Para que o mal vença basta que o bem fique calado.
Parabéns pela argumentação, o papel fa maçonaria em causas sociais foi e é fundamental a quem precisa.
Boa noitEfusivos cumprimentos Poderoso.’. IR.. pelo seu artigo mosyrando nossa indignacao quando nos agrediram publicamente com finalidades eleitoreiras mal sabendo dogrande trabalho q exercemos pro comunidades, motivo q precisamos nos abrir mais, q nao sabem quem somos, vossa otientacao foi magnanima, q o GADU.’. Lhe abencoe sempre com um TFA.’.
Boa noite
Bom dia irmãos! Excelente texto, posicionamento como a ordem tem o dever de ser, e vejo um grande momento de antes até do pleito independente de convicção partidária , uma marcha passadiça da Família Maçônica, irmãos , cunhadas, sobrinhos, sobrinhas , ordens Paramaçonicas, sem paramentos ou traga de cerimonial, cidadão comuns que somos, poderíamos até levar cartazes com obras sociais que realizamos. O tempo é curto, porém se acontece uma calamidade nunca deixamos de ser solidário, enfrentamos chuvas, desabamentos, falta de luz, água, somos seres humanos prontos a ajudar próximo!!!
Excelente artigo, eminente irmão.
TFA
Excelente matéria. Espera-se que haja reflexão dos IIr.’. leitores.
Para um bom entendedor, com certeza vai entender.
Articulação perfeita, comungo em gênero e número com nosso GM, pois tenho certeza que a base do crescimento humano é a VERDADE.
Excelente e esclarecedor, para desmistificar de vez nosso papel na Sociedade, congratulações GM.’. LUIZ MARIO.
Muito bom artigo…parabéns
Excelente e necessária manifestação do Ser. Gr. Mest. que dessa forma expressa toda verdade e sentimento de todos nós obreiros da Sublima Ordem Maçônica. Parabéns e obrigado Irmão Luchetta. TFA
Muito importante esse esclarecimento. Denegrir a imagem de uma organização tão importante na história do Brasil e do mundo com finalidade puramente eleitoreira é de uma sordidez sem paralelo.
Parabéns Irmão Luchetta
Belo artigo para rebater as diversas inverdades sobre a ordem maçônica que surgem das mãos dos esgotos.
A liberdade de escolha é de cada um dos cidadãos brasileiros neste momento histórico que o nosso amado país atravessa.
Eu escolhi a Liberdade, Igualdade e Fraternidade acima de tudo.
Que o Grande Arquiteto do Universo nos ilumine e proteja.