Fechando as ações da Semana da Criança, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba realiza, neste sábado (15), o Dia D municipal de multivacinação. Serão 19 Unidades de Saúde que vão realizar a vacinação das 9h às 17h, com imunizantes para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Os endereços das 19 unidades de saúde que participam do Dia D estão no site Imuniza Já Curitiba.
Esta é mais uma oportunidade em que as unidades abrem em horários alternativos para que os curitibanos de todas as idades coloquem em dia as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, além dos imunizantes contra covid-19 e gripe.
“Nosso objetivo é aumentar as coberturas vacinais, ampliando a barreira de proteção contra doenças que são graves, como a poliomielite, o sarampo, a febre amarela”, explica o superintendente executivo da Secretaria Municipal da Saúde, Juliano Gevaerd.
Quarta edição
Este é a quarta edição do Dia D que a SMS realiza em Curitiba em um período de 126 dias. Somando as vacinas feitas nas três edições anteriores (em 11 de junho, 23 de julho e 20 de agosto ), as equipes da SMS aplicaram 52,2 mil doses de imunizantes nesse horário especial.
Desta vez, o sábado de multivacinação na cidade encerra a programação da Semana da Criança, que teve também vacinação em horário estendido até as 21 horas em dez unidades de saúde (nos dias 10, 11, 13 e hoje, sexta-feira, 14/10).
Além disso, na última quarta-feira (12), a SMS realizou a vacinação contra a pólio para crianças de 1 a 4 anos e orientou as famílias sobre a imunização durante a tradicional Festa do Dia das Crianças no Pavilhão do Parque Barigui.
Vacinas disponíveis
Neste Dia D municipal, serão ofertadas as vacinas de rotina, entre elas: hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), BCG, rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.
Também será feita a vacinação contra a covid-19 para as populações elegíveis a este imunizante (a partir dos 3 anos de idade) e contra a Influenza (gripe), a partir dos seis meses de idade.
Clique aqui para mais informações.