HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

02/05/2024

PARANÁ

Paraná

Já são 35 os municípios afetados pelas chuvas. BR-277 segue parcialmente interditada

 Já são 35 os municípios afetados pelas chuvas. BR-277 segue parcialmente interditada

A Defesa Civil Estadual divulgou novo boletim sobre as ocorrências das chuvas e temporais entre os dias 10 e 11 de outubro. No total, 35 municípios foram afetados e estão recebendo atendimento das forças de segurança do Estado e das prefeituras. 14.810 pessoas foram diretamente impactadas. Desse total, 96 permanecem desalojadas e 80 estão desabrigadas.

Dois Vizinhos teve o maior número de pessoas afetadas: 4.777. No município, cerca de mil pessoas tiveram ficaram desalojadas, mas já retornaram a suas casas. 280 moradias foram danificadas.

O novo boletim também informa que todas as 1.004 pessoas que tiveram que deixar suas casas em Francisco Beltrão já puderam voltar. O município registrou o maior número de casas danificadas pelas chuvas, somando 838 moradias.

No total, 1.409 casas foram danificadas em diversas regiões do Estado.

A Defesa Civil confirma, ainda, cinco mortes relacionadas às chuvas. Uma pessoa permanece desaparecida.

As chuvas também provocaram o deslizamento de pedras BR 277, em Morretes. A ocorrência provocou o bloqueio de um trecho de 1 km da pista sentido Litoral, com desvio do tráfego para uma das faixas no sentido Curitiba. Técnicos da Defesa Civil e do Instituto Água e Terra avaliam o local. Existe possibilidade de novos deslizamentos. O Departamento de Estradas e Rodagem trabalha na fragmentação e remoção das pedras.

Na sexta-feira (14), o governador em exercício Darci Piana decretou situação de emergência nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste do Estado. O decreto dá mais agilidade no atendimento à população, já que permite ao Estado contratar serviços e realizar compras destinadas à reabilitação dos cenários de calamidade sem licitação. A autorização tem prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre. O decreto também autoriza mobilização de todas as áreas do Governo em prol das ações da Defesa Civil Estadual.

 

Deslizamentos

O desmoronamento de pedras que ocorreu na madrugada de sábado (14) bloqueou a pista da BR-277 na altura do km 42, no sentido Litoral. Geólogos do Instituto Água e Terra e técnicos da Defesa Civil estiveram durante a tarde de sábado no local, que fica próximo do Viaduto dos Padres, em Morretes, para avaliação. A instabilidade da encosta pode provocar novos deslizamentos, segundo a equipe.

Há lentidão no tráfego de veículos em razão do desvio que ocupa uma das pistas no sentido Curitiba.

Segundo a Defesa Civil estadual não houve vítimas.

Funcionários do Departamento de Estradas e Rodagens – DER/PR trabalham na fragmentação e remoção dos grandes blocos de pedra que provocaram a interdição total das duas pistas no sentido litoral. A chuva constante das últimas semanas mantém o solo encharcado, por isso, uma nova análise das condições será feita neste domingo para avaliar a segurança antes da liberação completa.

Leia Também

                       
Ratinho Junior comemora novo resultado do Caged

Ratinho Junior comemora novo resultado do Caged

Mais de 15 mil pessoas conquistaram um emprego com carteira

Fique atento! Cuidado com o golpe dos descontos no IPVA; entenda

Fique atento! Cuidado com o golpe dos...

Durante o período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade

PF cumpre mandados de prisão em Curitiba contra crimes previdenciários

PF cumpre mandados de prisão em Curitiba...

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (8), a Operação Segue

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *