Com as empresas mais humanizadas, com a preocupação cada vez maior com o colaborador, é muito importante a gestão de pessoas.
O departamento de Recursos Humanos tem um papel muito importante nesse cenário, mas cabe também aos líderes cuidar de suas equipes, motivá-los e desenvolve-los.
Mas o que é um líder? Um líder é um chefe? Ou um chefe é um líder?
Você já ouviu falar sobre a diferença de um chefe e de um líder?
Chefe é aquele que “chefia”, é aquele que manda, que representa autoridade, tem um ar de superioridade e normalmente os funcionários tem medo dele.
Muitas vezes tornam-se chefes por competência técnica, por tempo de casa ou por alguma indicação.
Já tive “chefe” que não falava com a equipe, que se julgava realmente superior e que por incrível que pareça passava o dia todo cuidando de assuntos aleatórios aos negócios da companhia.
No mundo corporativo quando nos deparávamos com esse tipo de chefe, nós os chamávamos de “jabutis”: porque “se o jabuti está em cima da árvore, é porque alguém o colocou ali”.
De onde concluímos que: nem todo chefe sabe liderar.
É mais ou menos o que encontramos na sala de aula. Muitas vezes nos deparamos com professores com currículos incríveis, mas que em sala não consegue dar aula, não conseguem transmitir conhecimento.
Um líder não precisa ser “chefe” para conquistar o respeito, muitas vezes eles se destacam exatamente por conseguir motivar o time, ter um bom relacionamento com todos e conseguir resolver problemas pelo fácil relacionamento.
Quando esses líderes são reconhecidos e tornam-se chefes eles tornam-se excelentes gestores. Eles lideram com facilidade suas equipes, percebe-se que os colaboradores crescem, aprendem a trabalhar como time, todos trabalham de forma colaborativa, motivados a seguir ações e orientações.
Líder é aquele que você procura cheio de problemas e sai cheio de inspiração para resolvê-los. É aquele que te incentiva a buscar alternativas e o ensina a trazer alternativas para resolver os problemas.
É inegável dizer que uma boa liderança é fundamental para que a organização alcance o sucesso.
Aqui algumas características de um bom líder:
1. Um líder sabe se comunicar. Comunicação não é só saber falar, mas também é saber ouvir. Ao saber ouvir ele motiva as pessoas a trazerem sugestões de melhorias;
2. Um bom líder sabe orientar e também sabe dar feedbacks de forma assertiva, com exemplos fáceis de entender. Feedbacks construtivos, que mostram os pontos fortes e incentiva o desenvolvimento dos pontos fracos;
3. Um bom líder compartilha conhecimento. Por exemplo ele se preocupa em compartilhar sua vivencia em outras empresas e normalmente compartilha tudo que recebe nos treinamentos corporativos;
4. Um bom líder assume responsabilidades pelo que faz. Ele é integro, não vai jogar sua culpa na equipe;
5. Um bom líder respeita a diversidade e se preocupa com a integração de todos do time;
6. Sabe delegar tarefas, sabe muitas vezes ensinar o que espera;
7. Conhece os processos da empresa e preza pelo cumprimento desses processos;
8. Tem inteligência emocional, sabe trabalhar sob pressão, sabe resolver conflitos;
9. Com certeza um líder desenvolve seus colaboradores. Ele motiva seus colaboradores a buscarem crescimento, sugere treinamentos, incentiva o aprendizado e o desenvolvimento;
10. Um bom líder prepara sua equipe para assumir cargos maiores, desenvolve suas competências de liderança e reconhece em seu time quem pode dar suporte no caso de sua ausência.
Todas essas habilidades podem ser desenvolvidas. Se você almeja uma posição de gestão, entenda se é realmente isso que você quer para sua carreira. Não tem nada de errado em não querer ser um gestor.
Tem muitos líderes que se contentam em ajudar seus gestores e está tudo bem!