Dia 25 de outubro, terça-feira, às 18 horas, haverá um encontro festivo para a cultura paranaense. Sede de tantos eventos importantes, nossa Biblioteca Pública do Paraná será anfitriã do lançamento do livro “Flores em Vida – Solda & Marchesini”, ao lado de mais um projeto do programa radiofônico Radioçãos, a obra “Os Doze Trabalhos de Hércules”, ambos já resenhados nesta coluna Frente Fria.
“Flores em Vida – Solda & Marchesini” é um livro dois em um. De um lado, a obra de Solda, do lado oposto, Cesar Marchesini. Compre um exemplar por módicos R$ 30,00 pra entender o que estou falando. Além de trazer diversas ilustrações que fizeram parte da história do cartum brasileiro, experiências gráficas e digitais dos artistas Luiz Antonio Solda e Cesar Marchesini, a obra conta também com as apresentação feita pelo poeta Roberto Prado e a diagramação do desenhista Luiz Antonio Guinski.
Para embelezar ainda mais o buquê de “Flores em Vida”, estará presente no lançamento oficial outro projeto do Radiocaos: o livro “Os Doze Trabalhos de Hércules”. Obra que relata, em forma de poemas, a saga de um dos mais populares personagens da mitologia grega, com os textos de Antonio Thadeu Wojciechowski, Roberto Prado, Monica Berger e Sérgio Viralobos.
Sobre “Flores em Vida”
O projeto, idealizado pela dupla de produtores do Radiocaos, Rodrigo Barros e Samuel Lago, é o primeiro de uma série de livros. Com o patrocínio da Uninter e SSTP Investimentos Ltda, a iniciativa é realizada com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
“Flores em Vida” homenageia grandes artistas, principalmente da cidade de Curitiba, que merecem reconhecimento. “Começamos com essa edição que traz um portfólio histórico dos cartunistas Solda e Marchesini e queremos expandir para outros trabalhos que marcaram gerações e deixarão seu legado na cultura”, relata Barros.
Dividido em duas partes, de um lado do livro ganha espaço a arte do Solda, naturalmente paulista, cartunista, poeta, publicitário, fundador da Academia Paranaense de Letraset e outros hobbies culturais. Solda traz as ilustrações mais famosas da sua carreira, incluindo a tradicional logo da maior festa de chope escuro, a ‘Munchen Fest’.
Solda vive há mais de 50 anos em Curitiba, onde despontou como um dos maiores craques do cartum brasileiro. A paixão pelo desenho começou quando ainda era criança e sua história, desde então, inclui passagens pelos principais jornais do Paraná, entre eles o “Diário do Paraná”, “Estado do Paraná”, “Correio de Notícias” e “A Voz do Paraná”, diversas colaborações em veículos como “Pasquim” e “Bundas” e prêmios em vários editais pelo país, sendo vencedor duas vezes do Salão de Humor de Piracicaba (SP).
Do outro lado, no verso do livro, os cartuns de Marchesini são destacados. Com ilustrações que marcaram época, traz críticas políticas, visões sociais e personagens consagrados de sua carreira. Além de grande ilustrador, Marchesini possui uma longa trajetória como publicitário desde 1973. Passou por algumas grandes agências de São Paulo como a JW Thompson, FBA & Levi, Proeme, CBBA Castelo Branco e DPZ, onde atendeu clientes reconhecidos no mercado. Já em Curitiba, formou a primeira equipe da Exclam Propaganda e trabalhou, também, em diversas agências locais, entre elas: Umuarama Comunicação, Heads e Casulo. Atendeu clientes como Bamerindus, Prefeitura de Curitiba, Governo do Paraná, IBC, Banestado, Vogue, Móveis Oggi, O Boticário e Grupo Prosdócimo. Além do perfil profissional, Marchesini conquistou diversos prêmios locais, nacionais e internacionais, entre eles o primeiro Leão de Ouro de Cannes da propaganda paranaense e uma Estrela de Prata do Clube da Criação/SP, além do Colunistas Nacional de 1977 com o filme “Esquimó”, da Refrigeração Paraná este premiado novamente em 1999 como o melhor do milênio.
Sobre “Os Doze Trabalhos de Hércules”
Outro projeto do programa radiofônico Radiocaos que também estará na noite de autógrafos, “Os Doze Trabalhos de Hércules” reúne quatro importantes poetas de Curitiba na composição de poemas inéditos sobre uma das histórias mais famosas da mitologia grega, protagonizadas pelo herói Hércules. Antonio Thadeu Wojciechowski, Roberto Prado, Monica Berger e Sérgio Viralobos escreveram três dos doze trabalhos, cada um. Entre 2019 e 2020 os poemas foram apresentados em rádio, vídeo e show, chegando em 2022 ao formato livro, que reúne todos os poemas e a história deste projeto 360 graus. Também idealizado por Rodrigo Barros Homem Del Rei e Samuel Ferrari Lago, o livro tem 132 páginas, em formato 25,5 x 20,2, capa dura e projeto gráfico e ilustrações de Ralph Spegel, designer paranaense radicado no Reino Unido, onde chefia a área criativa de uma multinacional francesa. A distribuição deste livro é gratuita.
A cinco dias da eleição mais importante da nossa geração, você tem a oportunidade única de conhecer pessoalmente seis artistas curitibanos e seus processos criativos. Venha para a Biblioteca, templo da Literatura do Paraná, para pegar seus autógrafos e conversar com os autores sobre assuntos acima da mera miséria humana.
Serviço
Lançamento do livro: “Flores em Vida – Solda & Marchesini “
Dia 25 de outubro às 18h na Biblioteca Pública do Paraná
R. Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba – PR
Livro capa dura – 25x25cm
Preço: R$ 30
Livro: “Os Doze Trabalhos de Hércules”
Disponível no dia do lançamento
Gratuito
Para mais notícias acesse HojePR.com