A linha 2023 do Polo chega às concessionárias com leve reestilização. E, em vez de ampliar a lista de equipamentos, como é comum, a Volkswagen enxugou a oferta de itens do hatch compacto para reduzir seus preços. Por exemplo, os discos de freio na traseira foram substituídos por lonas e tambores. E o motor 1.0 turbo flexível de até 128 cv de potência, batizado de 200 TSI em alusão aos 20,4 mkgf de torque, deu lugar ao 170 TSI, que gera até 116 cv e 16,8 mkgf e nomeia a nova configuração de entrada. Oferecida com câmbio manual de cinco velocidades, essa opção, avaliada pelo “Jornal do Carro”, do “Estadão”, parceiro do HojePR, tem preço sugerido de R$ 92.990.
Foram feitas mudanças mínimas no visual. O destaque são os faróis, que passam a ter luzes de LEDs em todas as versões. Segundo a VW, à noite o alcance dos fachos passou de 70 para 130 metros.
A grade dianteira e os para-choques também receberam retoques sutis. Atrás, as lanternas têm novo desenho na parte interna e ganharam lentes com acabamento escurecido.
Na cabine, quase não houve mudanças. O volante recebeu o logotipo redesenhado da VW. Na versão TSI, o quadro de instrumentos vem com a tela de 8 polegadas que estreou nas opções de entrada do SUV Taos. Ela oferece menos possibilidades de ajustes que a de 10″ da configuração Highline, de topo da linha do hatch.
Multimídia do Fox
Seja como for, o Polo 2023 é mais interessante que o HB20, por exemplo. No Hyundai, painel moderno e faróis de LEDs com luzes de uso diurno só vêm na versão de topo, Platinum Plus.
Porém, no Polo avaliado pelo JC o sistema multimídia é o Composition Touch, que tem tela de 6,5″ e surgiu há quase uma década, no Fox. Trata-se, portanto, de um equipamento bastante defasado. De qualquer modo, há conexão, por meio de cabo, com celulares com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay.
A versão de entrada tem volante com acabamento plástico e botões apenas para os ajustes do som e do quadro de instrumentos. Os bancos dianteiros com apoios de cabeça integrados ao encosto lembram os de veículos dos anos 1980 e as regulagens do ar-condicionado são manuais. Essas soluções visam reduzir os custos.
Porém, há saídas de ventilação atrás. E, dependendo da versão, há quatro portas para carregamento rápido USB-C.
Segundo a VW, o Polo 2023 sai de fábrica com itens importantes de segurança, como controles eletrônicos de estabilidade e tração e indicador da pressão dos pneus. O hatch vem ainda com quatro air bags e dois sistemas exclusivos.
Um deles é o BSW, que aproxima levemente as pinças dos discos de freio de forma automática para dissipar resíduos e garantir mais eficiência nas frenagens. Já o bloqueio eletrônico do diferencial XDS+ entra em ação sozinho e envia mais torque à roda com maior aderência se o carro começar a escorregar em curvas.
De acordo com a fabricante, o Polo recebeu atualizações para ficar mais confortável. A suspensão, por exemplo, traz novos amortecedores, com válvulas ajustadas para suavizar os movimentos da carroceria. Na prática, o carro ficou mais macio, diferentemente do comportamento firme que é uma das marcas registradas da VW.
Motor econômico
Um dos motivos para a adoção do 1.0 herdado do Up! é menor consumo de combustível. A marca informa que, com gasolina, o tanque de 52 litros garante autonomia de 750 km em ciclo misto.
Conforme dados do Inmetro, o Polo 2023 é um dos carros mais econômicos de sua categoria. A versão TSI, como a avaliada pela reportagem, roda 9,6 km na cidade e 11,5 km na estrada com um litro de etanol. Com gasolina, são 14 km/l e 16,4 km/l, respectivamente.
Na Highline, de topo e a mais pesada da linha, os números são de 8,4 km/l e 10,5 km/l, respectivamente. Para comparação, o hatch consome menos que os rivais Chevrolet Onix e Hyundai HB20 com motores 1.0 turbo e câmbio manual.
Assim como a capacidade do tanque, no Polo 2023 as dimensões não mudaram. Portanto, o porta-malas pode levar o equivalente a 300 litros, de acordo com o padrão VDA.
Além disso, a distância entre os eixos, de 2,55 metros, é maior que a de Onix e HB20, que têm 2,53 metros. O VW também é um pouco mais largo, o que garante maior espaço para quem viaja atrás.
Ficha técnica
VW Polo 170 TSI 2023
Preço sugerido: R$ 92.990
Motor: 1.0, 3 cil., 12V, turbo, flex.
Potência:* 116 cv a 5.000 rpm
Torque:*16,8 mkgf a 1.750 rpm
Câmbio: Manual, 5 marchas
Comprimento: 4,07 metros
Entre-eixos: 2,55 metros
Porta-malas: 300 litros
Autonomia:** 750 km
*COM ETANOL; **COM GASOLINA, FONTE: VW
Prós e contras
Prós – Desempenho: Motor 1.0 turbo casa bem com o câmbio manual e garante boas respostas e baixo consumo de combustível.
Contras – Equipamentos: Hatch perdeu os discos atrás, tem acabamento muito simples e multimídia antiquado.