Apesar de silenciosas, as movimentações para a escolha do próximo presidente da Câmara Municipal de Curitiba estão acontecendo em ritmo frenético. Pelos menos cinco nomes têm aparecido com frequência nos bastidores e nas rodas políticas: Serginho do Posto (União), Sabino Picolo (União), Pier Petruzziello (PP), Mauro Bobato (Podemos) e Alexandre Leprevost (SD). A eleição que vai escolher o substituto de Tico Kusma acontece na segunda semana de dezembro.
O vereador Sabino Picolo, no entanto, em conversa com o HojePR, disse que não será candidato. “Não tenho pretensões”, afirmou. Sabino confirmou que vários vereadores pretendem disputar a presidência, mas não vê, ainda, um nome mais consolidado. “O jogo está aberto e tem diversos pretendentes ao cargo. Por enquanto, não vejo ninguém despontando. Em dezembro acho que surge alguém, vamos aguardar”, concluiu o vereador.
Dentro desse rol de candidatos, o vereador Serginho do Posto é o único que não esconde o desejo de disputar a eleição para tentar retornar à cadeira de presidente do Legislativo municipal. Diante da informação de que Sabino Picolo não pretende disputar a presidência, o nome de Serginho ganha força, já que os dois são do mesmo partido.
O líder do prefeito Rafael Greca na Câmara, Pier Petruzziello, têm dito que não é candidato. Seu nome, no entanto, sempre é lembrado e tido como uma boa opção para ocupar a Presidência da Casa. Fontes do HojePR avaliam que Pier pode disputar caso seja o nome de consenso entre os partidos da base de apoio de Greca.
Correm por fora os vereadores Mauro Bobato e Alexandre Leprevost. Bobato participou ativamente da campanha de Pier à deputado federal e, dessa forma, tem o líder o prefeito como seu principal cabo eleitoral numa eventual candidatura. Já Leprevost, para se viabilizar, não poderia contar apenas com seu desejo. Teria que conseguir uma costura mais elaborada para conseguir disputar com alguma chance.