Pular para o conteúdo

HojePR

Como dizer não e ser útil ao mesmo tempo

08/12/2022
tempo

Quem nunca caiu numa armadilha, achando que ao dizer “não” a uma determinada situação o clima ficaria ruim e para evitar desgastes, acabou dizendo sim? Essa é uma atitude recorrente entre a maioria das pessoas que não sabe dizer não. Frases como: “Ah, por favor!“,“Quebra esse galho?”,“Faz isso para mim?“, “Vamos lá rapidinho”, “É apenas um favorzinho”, “Ah, são apenas 15 minutinhos essa reunião”…Certos pedidos parecem vir disfarçados com uma boa intenção, mas cabe a você decidir qual será o custo do “sim”. Quando estiver avaliando, pense nessas atividades como a conta bancária da qual você está sacando e essa conta é a mesma onde você tira aquele tempo pra fazer as coisas que realmente gosta com as pessoas que ama.

Uma estratégia bastante utilizada para sair de circunstâncias como estas, é antes de negar algo, dizer: “eu gosto de você”. Isso produz satisfação e dá a sensação de aceitação em quem está ouvindo. Em seguida, você pode utilizar “e eu espero que você entenda…”. Quando usamos essa expressão, logo depois de dizer “eu gosto de você”, projetamos confiança na pessoa, fazendo com que ela aceite sua justificativa, para que essa imagem que você projetou não seja quebrada e ela não haja com incoerência.

Se você negar algo mas quiser ser útil para a pessoa, é possível elaborar um “não” assertivo e incluir uma alternativa de apoio. Essa alternativa obviamente deve ser algo que você está disposto a dar – ou fazer – porque é mais fácil, menos complicado, consome menos tempo, não custa dinheiro ou simplesmente é bom para oferecer, tornando-se algo que não toma mais do seu tempo. Sugira outra pessoa que possa ajudar; se ofereça para apresentar a quem você conhece; compartilhe links de artigos ou vídeos relevantes; sugira livros que você leu que podem ser úteis e mostre outros recursos que você tenha usado no passado e que deram certo.

Antes de dizer “sim”, avalie o total de tempo e energia que isso custará, pois essa simples palavra pode prejudicar seu planejamento. Reveja suas crenças e se elas te colocam numa posição de passividade. Ao contrário do que muitos de nós aprenderam, dizer sim para tudo não nos faz uma pessoa boa. Reflita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *