HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

30/04/2024

ARTIGO

Sem Categoria

Fibromialgia: a síndrome de dor crônica

 Fibromialgia: a síndrome de dor crônica

Por Sergey Lerner

 

Difícil de suportar para quem a tem, difícil de compreender para quem observa.

A fibromialgia é uma síndrome de dor crônica e fraqueza muscular generalizada, acompanhada de fadiga, alterações de sono e no humor.

Traduzindo, a fibromialgia é uma doença debilitante, que provoca dores persistentes em todo o corpo ou partes dele. E se além disso, você sentir um cansaço desproporcional às suas atividades, não dormir bem, ou dormir e acordar sempre com dor e cansado (sono não reparador), com sinais de depressão ou ansiedade, você é um sério candidato ao diagnóstico de fibromialgia.

As dores físicas e sintomas associados, são agravados por uma outra condição, a da incompreensão, seja de médicos, amigos ou familiares. Esta situação ocorre, pelo fato da doença não ter o seu diagnóstico comprovado por exames de imagem ou de laboratório. Ou seja, o diagnóstico é exclusivamente clínico, na dependência das informações do próprio paciente. Mas é uma doença real, com alterações comprovadas em laboratórios de pesquisa , nos quais a dosagem de substâncias neuroquímicas e sofisticados exames funcionais de imagem , inviáveis na prática clínica diária, demonstram esta condição de dor crônica.

Pontos importantes :

• Requer um diagnóstico médico

• Não leva à deformidades ou coloca a vida em risco

• Exames de laboratório ou imagem apenas para afastar outras doenças.

• É uma condição crônica, o tratamento pode ajudar , mas a cura não é obtida.

O tratamento correto, no entanto, pode melhorar muito a qualidade de vida,

As medicações e a prática de atividade física, tem igual importância no sucesso do tratamento da fibromialgia. O tratamento com as medicações , visa:

• Controlar a dor.

• Regular as alterações do sono.

• Permitir a realização das atividades diárias e a prática fundamental da atividade física.

• Utilizamos para isso, analgésicos e moduladores da dor , que podem ser anticonvulsivantes e antidepressivos, mesmo que a pessoa não tenha nenhuma destas condições.

• Como as alterações de humor, como ansiedade e depressão, podem piorar o quadro de dor, devem sempre ser tratados.

A atividade física, deve ser preferencialmente aeróbica, pelo menos por meia hora ao dia, cinco vezes por semana, podendo ser iniciada de modo gradual (seja caminhada, natação, hidroginástia , ou outra da preferência do paciente).

A reumatologia é a especialidade que mais está habituada no manejo da fibromialgia.


Sergey Lerner (CRM 10.272 PR) é médico graduado pela Universidade Federal do Paraná (1984), com mestrado em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (1994) e doutorado em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (2003). É, também, professor assistente de reumatologia na Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná.

1 Comment

  • Tenho, umas dores insuportável, como se os ossos estivessem todos fora do lugar, a carne e a pele doe, não consigo nem me virar na cama, nada que eu tome passa principalmente, quando dá as crises mais fortes!😞😞😞

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *