Na próxima semana, a Ladies Ensemble, primeira orquestra formada só por mulheres no Brasil, apresenta um concerto de Natal gratuito no Auditório Regina Casillo, no centro de Curitiba. As apresentações ocorrem na terça e quarta-feira (20 e 21), e apresenta trechos do balé de Tchaikovsky e da ópera João Maria, de Humperdinck, além de canções do repertório de Natal.
Entre os destaques do programa, elaborado pela diretora artística e musical da orquestra, Fabiola Bach Akel, está a “Dança da Fada Açucarada” – uma das mais famosas melodias escritas por Tchaikovsky para o balé O Quebra-Nozes.
Partes da ópera João e Maria, composta pelo alemão Engelbert Humperdinck com base no conto dos irmãos Grimm, completam o repertório ao lado de canções natalinas como “Noite Feliz” (Joseph Mohr e Franz Gruber), “The Little Drummer Boy” (Katherine K. Davis) e “Jingle Bell Rock” (Joe Beal e Jim Boothe).
A regência será de Roberto Ramos e da regente convidada Clara de Lanna Caixeta – primeira aluna do Laboratório de Regência para Maestrinas da Ladies Ensemble, iniciativa pioneira na América Latina criada em 2022. Hoje com casa própria, no Auditório Regina Casillo, a Ladies Ensemble tem entre seus objetivos a formação de plateia, a democratização da música clássica e a formação de musicistas.
O Concerto de Natal reúne outros convidados ao longo do programa. A Fada Açucarada da obra de Tchaikovsky será interpretada por Ana Julia Cotlinski, bailarina formada na Escola de Dança do Teatro Guaíra. Já a canção “The Little Drummer Boy” terá a participação de cinco meninas com idades entre 5 e 10 anos, filhas e alunas de integrantes da orquestra.
O evento arrecadará brinquedos novos a serem doados ao Hospital Pequeno Príncipe. As doações devem ser feita nos dias da apresentação no Auditório Regina Casillo.
Serviço
Ladies Ensemble – Concerto de Natal
Data: 20 e 21 de dezembro
Local: Auditório Regina Casillo (Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro)
Horário: 20h
Entrada franca e estacionamento gratuito no local.
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Cesar Bond)