Se estiver caminhando na rua e ouvir “psiu”, qual a probabilidade de olhar e responder ao chamado? Agora, se estiver caminhando pela mesma rua e de repente ouvir seu nome, essa probabilidade aumenta, não é mesmo? Isso acontece porque quem te chamou foi específico ao dizer seu nome. Isso também acontece no marketing. Quando não compreendemos o perfil do nosso cliente, dificilmente conseguimos criar estratégias direcionadas para ele, dificultando a conexão entre o consumidor e o produto e deixando de atrair as pessoas certas.
Para ter mais eficiência na administração de um negócio, o empreendedor precisa criar ações baseadas nas características do cliente, desde o planejamento estratégico até a divulgação. Tais características são fundamentadas em informações quantitativas, como as demográficas e econômicas; e qualitativas, como idade, profissão e hábitos de consumo. Para estas, é possível fazer algumas perguntas-chave importantes para a construção do perfil, que irão te ajudar a definir com mais clareza estratégias eficazes para seu negócio. Se você já tiver um banco de dados dos clientes, ficará muito mais fácil.
Primeiramente, entenda que seu cliente é uma pessoa assim como você, por isso, precisa de um nome. Ao escolhê-lo, imediatamente você pode analisar se há um gênero específico em seu público consumidor. Em seguida, verifique a faixa etária desse público e se há um padrão no que diz respeito ao estado civil. Atenção também à profissão juntamente com a localização geográfica. Informações como as que foram citadas, serão muito importantes para que você comece a entender como montar uma estratégia de venda. A partir disso, analise o estilo de vida do seu consumidor: O que ele assiste? Quais atividades físicas pratica? Que restaurantes frequenta? Quais passeios costuma fazer? Para onde viaja? Onde encontra amigos e familiares? Gosta de plantas e tem animais de estimação? O que é mais importante na vida dele? O que ele considera sucesso? O que mais valoriza ao contratar um fornecedor? Onde busca informação (blogs, canais de notícias, jornais, canais de TV, streaming, etc)? O que mais incomoda, quais são as dores relacionadas ao seu produto? O que mais quer, qual o maior desejo que o seu produto consegue realizar? E por fim, qual experiência seu cliente procura quando busca por um produto seu? Estas respostas são imprescindíveis na hora de criar a melhor estratégia.
Levando-se em conta o que foi apresentado, conhecer o perfil do cliente vai muito além da coleta de dados. É compreender que existe um ser humano abarrotado de emoções e hábitos que conduzirão as decisões de compra. Quando a empresa desenvolve essa sensibilidade, consegue finalmente criar produtos e campanhas de sucesso!
Para ler mais colunas da Hag Schultz clique aqui.
Leia mais notícias no HojePR.
Referências: GIANNINI, Daniela. Perfil de Cliente Ideal: como definir o seu? Comunidade SEBRAE. 17 set. 2022. Disponível aqui. Acesso em 13 dez 2022.