HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

30/04/2024



Sem Categoria

Descubra se você realmente tem personalidade

 Descubra se você realmente tem personalidade

Será que você é uma “Maria vai com as outras”? Esta é uma expressão popular usada para se referir a uma pessoa que demonstra não ter opinião ou vontade própria, com dificuldades em tomar decisões. Por norma, uma Maria vai com as outras tem pouca personalidade, pois se deixa convencer com facilidade concordando sempre com as outras pessoas, sem ter um posicionamento crítico. Pode ser uma pessoa que prefere não ter seus próprios posicionamentos e opiniões.

A psicologia conta com diversas abordagens e entre elas encontra-se a ideia de que, independente dos contextos, a personalidade é um conjunto de processos cognitivos e automáticos que nos fazem reagir sobre fatores biológicos e ambientais. O que difere um indivíduo para o outro, seriam os padrões de comportamento, atitudes e emoções que são típicas de cada um. Pessoas hábeis têm mais estabilidade diante das vivências e se adaptam melhor às circunstâncias. Neste caso, mulheres acabam se destacando positivamente por emitirem mais comportamentos relacionados à gentileza, preocupação com o próximo, maior confiança nas pessoas e menor apresentação de comportamentos agressivos, e negativamente ao acatar a opinião alheia em excesso.

Sendo assim, se traçarmos o perfil de uma pessoa com pouca personalidade que concorda sempre com as outras pessoas, veremos alguém inseguro, cheio de travas, sem responsabilidade e que não sabe agir de forma assertiva, tornando como próprias as ações dos outros. Características como estas estão presentes em expressões como: “Tanto faz”, “Pode ser”, “Qualquer um”, “Você que sabe”… Por isso, exclua imediatamente tais expressões do seu vocabulário. Troque por: “Concordo com você” escolhendo pelo sim ou pelo não. Este é o primeiro passo para uma mudança em seu comportamento e comunicação, visto que a maneira como se expressa enuncia sua imagem e singularidades. Se posicionar é essencial e demonstra auto responsabilidade. Viver à sombra dos outros não é viver, é se evadir de si próprio. Observe suas ações com inteligência e menos conformismo e assim, tenha muito mais êxito em sua vida.

Leia outras colunas da Hag Schultz aqui.

Leia mais notícias no HojePR.


Referências:

Nakano, Tatiana de Cássia. Personalidade: estudo comparativo entre dois instrumentos de avaliação. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. 2014, v. 31, n. 3 [Acessado 20 Dezembro 2022], pp. 347-357. Disponível aqui. Epub 14 Out 2014. ISSN 1982-0275. Disponível aqui

Baptista, Nuno Jorge Mesquita. Teorias da Personalidade. Psicologia.pt. 26 set 2010.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *