Quando desejamos construir uma casa, começamos com uma ideia, um desejo. Para esse querer se tornar uma realidade, é preciso escolher um terreno num local que atenda as expectativas, os documentos do terreno não podem apresentar pendências, é necessário se atentar às regras de construção do local, pensar por quanto tempo ficaremos nessa casa e fazer um projeto baseado nisso, procurar profissionais para executá-lo, analisar o custo benefício dentro das possibilidades e assim por diante. Em termos mais simples, é necessário um planejamento minucioso, não apenas quando se trata da construção de uma casa, mas na vida como um todo. Mesmo sabendo disso, boa parte das pessoas insiste em tomar decisões sem qualquer planejamento, acreditando que nada pode dar errado, quando na verdade, está correndo todos os riscos possíveis. Uma pesquisa feita pela empresa Ipsos, por exemplo, relatou que 53% das pessoas que foram entrevistadas, nunca ou raramente fazem o planejamento das receitas e despesas da família, o que é extremamente preocupante.
Se desejamos realizar um projeto ou alcançar um objetivo de vida, é imprescindível colocá-lo no papel e destrinchar os passos para chegar até ele. Podemos utilizar o sistema S.M.A.R.T. de metas, que nada mais é do que uma maneira de criar metas claras, precisas e organizadas. Cada letra refere-se a uma característica: “S” significa que a meta deve ser específica, concreta. É o momento em que a detalhamos, identificando o que desejamos realizar, quem está envolvido e qual local será realizado (se houver). “M” que precisa ser mensurável, é a hora de colocar números em nossa meta para que nosso cérebro consiga acompanhar o percurso. “A” que ela deve ser algo atingível, de fácil alcance. Aqui nós estabelecemos algo que seja compatível com a realidade e nossos recursos. “R” o quão relevante ela é, metas que sejam congruentes com o nosso propósito de vida e “T” é temporal, o tempo de dedicação necessário para que seja realizada.
Tendo em vista os argumentos apresentados, se desejamos para 2023 resultados concretos, precisamos de um planejamento muito mais detalhado, atentando-se à causas possíveis e a cada passo que o projeto precisa dar, analisando o que de pior pode acontecer em cada um desses passos, preparando-se para estar à frente de situações que não estão sob nosso controle. O sistema S.M.A.R.T. é apenas uma das opções. O que não podemos esperar é que um planejamento simples e com lacunas a serem preenchidas, chegue a um resultado positivo. Faça diferente e conquiste o que é diferente.
Referências:
Marcilio, Fabiane Cristina Pereira et al. Guia de Técnicas para a Gestão do Tempo de Estudos: Relato da Construção. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2021, v. 41 [Acessado 28 Dezembro 2022], e218325. Disponível aqui. Epub 16 Jul 2021. ISSN 1982-3703, disponível aqui.
Nunes, Flávia Furlan. Segundo pesquisa, 53% das pessoas nunca ou raramente planejam o orçamento. InfoMoney. 5 set 2006. Disponível aqui.
Leia outras colunas da Hag Schultz aqui.