Pular para o conteúdo
CARROS E CIA.

Citroën ëC3 é elétrico e deve vir ao Brasil

26/01/2023
citroen

O Citroën C3 elétrico acaba de ser revelado na Índia. Segundo a marca, as vendas começam em fevereiro, mas reservas já podem ser feitas. Batizada de ëC3, a nova opção tem visual praticamente igual ao do compacto com motor a combustão. Porém, evidentemente não há escapamento. Além disso, a porta do sistema de carregamento das baterias fica no para-lama dianteiro do lado direito, sobre a roda.

A cabine também é muito parecida com a das demais versões da linha do compacto. No ëC3, em vez de alavanca de câmbio no console central há um seletor com botões para acionar as funções “D”, de dirigir, “R”, de ré, e “P”, que funciona como freio de estacionamento. Todos os demais itens são comuns aos outros C3.

Além disso, a nova opção tem motor elétrico que gera o equivalente a 57 cv de potência e 14,5 mkgf de torque. De acordo com a Citroën, o carro pode acelerar de 0 a 60 km/h em 6,8 segundos e chegar a 107 km/h.

As baterias, de 29,2 kWh de capacidade, garantem autonomia de 320 km, informa a marca. Em pontos de recarga rápida, a fabricante promete recuperação de 80% da energia em menos de uma hora.

Até a publicação desta matéria, a Citroën não havia divulgado os preços do ëC3. No mercado indiano, o hatch elétrico concorrerá com o Tata Tiago EV, por exemplo. Por isso, não traz itens considerados como básicos no Brasil. É o caso de retrovisores elétricos e limpador do vidro traseiro.

Entretanto, o ëC3 deve ser mais completo em outros mercados. Por ora, não há informações sobre a vinda o Brasil. Aliás, na segunda-feira (23), a marca divulgou um comunicado no qual informa que o novo carro é “exclusivo para a região” (da Índia)

Porém, a aposta é que o ëC3 será vendido também no mercado brasileiro a partir de 2024. Se isso for confirmado, o hatch vai concorrer com o Renault Kwid E-Tech, tabelado a R$ 146.990. Portanto, dá para supor que o preço do ëC3 no Brasil também deverá girar em torno dos R$ 150 mil.

 

Avenger no Brasil

Outro que não foi confirmado oficialmente para o Brasil, mas está como passaporte carimbado, é o Jeep Avenger. Tanto que há cerca de um ano a Stellantis levou um pequeno grupo de jornalistas brasileiros ao evento de apresentação, na Holanda, de seus planos globais para os próximos anos.

A empresa é dona da Citroën e também da Jeep. Durante a apresentação, a Stellantis revelou as primeiras imagens do Avenger e informou que pretende ampliar a oferta de carros eletrificados no mundo todo, incluindo a América do Sul. Por isso, para o Brasil a aposta é de que o Avenger seja oferecido com motor flexível e sistema híbrido leve.

(Estadão Conteúdo)

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *