Ponta Grossa é destaque em inovação e tecnologia e está entre as 21 comunidades mais inteligentes do mundo. O ranking elaborado pela Intelligent Community Forum (ICF) – Fórum de Comunidades Inteligentes – foi divulgado nesta quinta-feira, 23, durante a “Conferência Smart21 do ICF 2023: Transformando conectividade em crescimento”.
“É um resultado extremamente importante e demonstra todo o trabalho realizado em prol do desenvolvimento e da inovação de Ponta Grossa. Comemoramos esse reconhecimento e temos certeza de que teremos ainda mais projetos na área da inovação para o crescimento da nossa cidade”, celebra a prefeita Elizabeth Schmidt.
O próximo passo é a confirmação das cidades que irão aparecer entre as sete mais inteligentes do mundo. Todos os anos o Intelligent Community Forum (ICF) nomeia a comunidade mais inteligente do mundo. Este processo começa com o anúncio das Comunidades Smart21 do Ano, que tem a cidade de Ponta Grossa entre as indicadas. Com base nos questionários do Intelligent Community Index enviados por comunidades grandes e pequenas de todo o mundo, a ICF seleciona 21 finalistas com potencial para se tornar uma das sete principais comunidades inteligentes do ano do Fórum.
“Uma cidade ser reconhecida internacionalmente pelos esforços dispendidos na construção de uma cidade inteligente com essência criativa e inovadora demonstra a solidez no planejamento e acompanhamento das iniciativas do município para promoção de um futuro sustentável”, finaliza Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa.
O ranking
Os dados foram encaminhados através da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, responsável pelos processos de inovação no município. Estar entre os Smart21 do ano é considerado um distintivo de honra, bem como o primeiro passo para um maior reconhecimento como uma Comunidade Inteligente posicionada para prosperar na economia da conectividade.
A análise classifica os dados quantitativos fornecidos pelas comunidades em relação aos padrões da ICF, enquanto uma equipe independente de analistas revisa as respostas às perguntas narrativas e as classifica com base em critérios metodológicos do ICF.
Três cidades brasileiras constam no ranking, sendo Ponta Grossa, Curitiba e Assaí, sendo também as únicas da América do Sul. Como finalista para compor o TOP7, ou seja, compor o ranking das 7 Comunidades mais inteligentes do mundo, Ponta Grossa passará em conjunto com as demais comunidades por mais uma fase de avaliação, seguindo a metodologia do ICF.
Leia outras notícias no HojePR.