O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou a classificação final da licitação para reformar cinco pontes em Ibaiti, Curiúva, Sapopema, Figueira, Pinhalão e Tomazina, no Norte Pioneiro, e um viaduto em Ventania, nos Campos Gerais.
A Zuli Construtora de Obras Ltda. teve seus documentos habilitados e foi declarada a vencedora com a proposta de preço de R$ 2.873.619,34. Agora o resultado segue para a homologação, que vai ser publicada em Diário Oficial, dando início aos trâmites para assinatura de contrato e execução das obras.
Dentre as obras, estão previstos reparos das estruturas de concreto, instalação de dispositivos de drenagem, recuperação e instalação de dispositivos de segurança, como defensas metálicas, melhorias no pavimento, reforço na sinalização horizontal e vertical. Também, a roçada da vegetação, poda de árvores próximas ao tabuleiro, além de nova pintura, vão ser realizadas. Após emissão da ordem de serviço, o prazo de execução será de 150 dias.
A localização das pontes desta nova licitação pode ser verificada neste mapa, na aba CP 194/2022, em referência à identificação do edital no portal Compras Paraná.
As obras fazem parte de um pacote de 20 editais do governo estadual que está revitalizando 195 pontes e viadutos em todo Paraná, com investimento estimado de R$ 118 milhões. Esse é o maior programa de reformas de obras de arte especiais (OAEs) da história do Estado, sendo uma das iniciativas do À Frente Paraná, pacote bilionário de investimentos em infraestrutura em diversas regiões do Paraná.
Confira as pontes e o viaduto contemplados:
Ponte Rio Barra Grande – PR-090 – no limite entre Curiúva e Sapopema
Ponte Rio Laranjinha – PRC-272 – Figueira
Ponte Ribeirão Grande – PRC-272 – Pinhalão
Ponte Rio Engano II – PR-436 – Ibaiti
Ponte Rio das Cinzas – PRC-272 – Tomazina
Viaduto Ferrovia km 213,33 – PR-090 – Ventania
Leia outras notícias no HojePR.