A Casa de Todos, casa de crochê instalada no Museu Municipal de Arte (MuMA), chega à reta final no dia 31 de março, após dois meses de acolhimento e prática, como oficinas, ações e conversas com o público, que pode interagir diretamente com os artistas participantes. O projeto foi idealizado pela artista plástica Leila Alberti, com apoio na confecção feito por outros artistas e pelo coletivo de crocheteiras Lucianas & Marias. A visitação pode ser feita de terça à domingo, com entrada gratuita.
Prática cultural e coletiva
Uma das propostas desta obra, de acordo com Leila Alberti, é a participação nas ações dentro da instalação/casa, valorizando o pausar na rotina do ir e vir. O objetivo é ser um lugar de acolhimento e aprendizado, em um momento d e crescimento do individualismo social. “A ideia é proporcionar um ambiente favorável para as práticas culturais, um território de aprendizados trocas e um espaço lúdico na pausa do transitar, ou seja, que é breve e passageiro”, conta a idealizadora do projeto.
Nas vivências que a artista teve, nestas duas etapas na casa, se dedicou em incentivar a valorização do fazer coletivo e resgatar as artesanias na intenção de desmistificar as questões de gênero, imposições sociais e preconceitos sexistas que a sociedade carrega.
O olhar em cada história
A artista sentiu a necessidade de aprofundar o olhar para as artesãs, considerando suas origens, suas individualidades e suas referências. E também sobre como o saber-fazer tradicional valoriza um grupo de artífices do crochê, afirmando e reconhecendo a construção das identidades individuais e coletivas. A cada peça apresentada pelas crocheteiras, aprendizes ou visitantes havia uma história para contar da infância, das avós, mães e dos encontros para tecer.
Ela reforça: “A ideia de criar um ambiente artístico e social com significado profundo para interagir, habitar e conviver, mesmo que de forma impermanente, utilizando o crochê como recurso de comunicação neste trabalho foi e é extremamente importante para fomentar a autoestima e trazer para as artesãs a sensação de pertencimento social e o efetivo empoderamento, fazendo com que as artesanias representem uma forma de resistência e independência, passando a ser a voz de expressão dessas mulheres no mundo”, conclui Leila.
Serviço
Instalação ‘A Casa de Todos’
Data: 04 de fevereiro a 31 de março de 2023
Local: Museu Municipal de Arte (Av. República Argentina, 3430)
Horários: de terça à domingo, das 1oh às 19h
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Divulgação)