Pular para o conteúdo

HojePR

O único responsável é você

22/03/2023
karla

Se o assunto não está resolvido, se o objetivo não foi alcançado ou se a meta não foi cumprida, o responsável é você.

 

Quando você trabalha sempre do mesmo jeito, você deve entender que a probabilidade de chegar sempre no mesmo resultado é muito grande.

 

Ao gerir uma empresa é importante analisar as possibilidades. É importante medir os resultados para entender se o que foi colocado em prática deu certo ou não, portanto tenha KPIs ou indicadores.

 

Muitos empresários entendem que para que o negócio prospere eles precisam somente fazer o que é da sua competência esquecendo que a empresa é um sistema integrado onde tudo tem que funcionar em sintonia, de forma sistêmica.

 

Uma empresa não é simplesmente saber comprar e saber vender, uma empresa é muito além disso.

 

Uma empresa é formada por processos e pessoas.

 

Muda a empresa, muda o negócio, mas ainda assim a empresa é formada por processos e pessoas. Pessoas certas nos lugares certos, fazendo do jeito que deve ser feito, organizados.

 

Uma empresa não é diferente da outra: é gente e processos. Sem gente você não faz nada.

 

Logo, cuide das pessoas da empresa, contrate pessoas engajadas, que entendam do negócio, que tenham atitude e que trabalhem como donos.

 

Não seja centralizador, não faça tudo sozinho, contrate pessoas especializadas no mercado para trabalhar. Em tempo, contrate para trabalhar e não para ajudar, porque “quem ajuda” não tem o mesmo comprometimento de quem trabalha.

 

Deixe o financeiro nas mãos de financeiros! Tenha uma equipe dedicada a esse serviço, seja própria ou seja terceira. Hoje em dia temos empresas especializadas em tratar o financeiro, com estrutura própria e você pode delegar essas tarefas a um time de especialistas, sem se preocupar com folha de pagamentos. Isso se chama BPO (Business Process Outsourcing), eles serão responsáveis pelo seu Contas a Pagar e Contas a Receber além de fazer seu faturamento.

 

Tenha controle sobre toda a movimentação financeira, entenda tudo o que entrou e o que saiu, com ou sem NFs. Faça provisões, entenda, leia e analise seus relatórios gerenciais.

 

Tenha tempo para participar da empresa, gestores devem pensar na estratégia de crescimento. Faça reuniões de planejamento, unam as forças em busca de crescimento.

 

Tenha metas definidas e um plano de ação, quem vai fazer, como vai fazer, quando será feito. Faça cálculos, simule situações. Invista sabendo aonde está aplicando o dinheiro da empresa. Consultores empresariais podem ajudar nessa missão.

 

Tendo o planejamento olhe para o comercial e saiba quanto precisa vender, para quem vai vender e como vai vender. Conheça seu mercado, entenda seu cliente e olhe para seus concorrentes.

 

Não estacione no tempo, busque inovar, não se acomode, aproveite as oportunidades! Busque treinamento, proporcione conhecimento para a equipe. Empresas que se mantem há mais de 20 anos no mercado são inovadoras.

 

Cuide das pessoas da empresa, tenha um RH forte e ativo que tome a frente e cuide do clima organizacional e dos talentos que ali estão. Tenha processos e saiba o que fazer e como deve ser feito.

 

Não culpe os outros se sua empresa não dá lucro, não culpe os outros se sua empresa não cresce. O único responsável é você.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *