HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

30/04/2024



Sem Categoria

Blindagem: o melhor do rock curitibano

 Blindagem: o melhor do rock curitibano

Curitiba 330 anos. Minha cidade faz aniversário hoje. Ah! Como eu gosto de Curitiba. E nada melhor do que esta coluna homenagear a grande banda da nossa terra. O Blindagem foi formado no final dos anos 70, lançando esse álbum em 1981. Com canções mais voltadas para o folk e o rock rural, muito difundido nos anos 70, o álbum Blindagem tornou-se um sucesso gigantesco no Estado.

 

blindagem

 

Oração De Um Suicida começa com uma guitarra divina e segue com seu dedilhado característico. A voz de Ivo é fantástica. E o violão ao fundo dá um toque country a uma letra muito legal e atual. Uma pérola do rock.

 

 

Sou Legal, Eu Sei tem um andamento meio reggae e uma guitarra solando do descompasso da canção. A bateria é maravilhosa.

 

Não Posso Ver é uma balada. Tem harmônica e um andamento triste. Porém é de uma sensibilidade ímpar. A guitarra, novamente, dá o tom da canção. E Ivo sussurra uma letra maravilhosa. Mais uma vez o coro no refrão é algo inacreditável. “Não posso ver água, poço, rio, mar, que eu já começo a tirar a roupa, louco pra mergulhar.” É a melhor balada do rock brasileiro.

 

 

Palavras é um blues. E que blues. Um blues maravilhoso. Com outro show de interpretação de Ivo. “Metade de mim te procura, metade te acha.”

 

Hoje começa com aquela guitarra delicada e solando apaixonadamente. A letra é maravilhosa. Uma homenagem a vida. A boa vida. O refrão é pura poesia.

 

Berço De Deus é uma canção de Milionário e José Rico, que foi tocada numa versão blues. Com harmônica, viola e “slide guitar”. Simplesmente espetacular.

 

Marinheiro tem um baixo fenomenal, que dá todo o andamento da canção. E a guitarra entra solando. “Quem sou eu? Eu não.” E a guitarra continua solando. Tem até um trombone bem legal no meio da música. Muito boa.

 

Gaivota é a melhor canção do álbum. Começa com violões e uma voz inigualável de Ivo. Seu andamento varia. É maravilhosa. Neil Young gravaria. Roger Waters tocaria nos seus shows. Sensacional.

 

 

Quanto Tempo Mais começa com uma harmônica rasgada e uma bateria mais rápida. A letra é atualíssima. “Quanto tempo mais, o povo vai ficar pra trás?”

 

Cheiro Do Mato é folk. Rural. Country. Tem cantos de pássaros. E o andamento vai acelerando. Violões comandam a canção. A voz de Ivo encanta, com seu sotaque peculiar. A percussão é um caso à parte.

 

Paulo Leminski contribuiu com letras das canções Oração De Um Suicida, Não Posso Ver, Palavras, Hoje, Marinheiro, Quanto Tempo Mais. Era um grande parceiro de Ivo Rodrigues. Tenho certeza que, juntos, estão num bom lugar. Bebendo, curtindo e fazendo o bom e velho rock’n’roll. Parabéns Curitiba! Parabéns Blindagem!

 

Leia outras colunas do Marcus Vidal aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *